terça-feira - 25/11/2025
“Museu do Petróleo” é revitalizado e entregue novamente à população mossoroense
Prefeitura de Mossoró e Rede Petro reabrem o Museu do Petróleo. Mais um equipamento do município que irá atrair turistas
Por: Solange Santos
A Prefeitura de Mossoró, de forma solene, realizou na manhã desta terça-feira (25) a reabertura do Museu do Petróleo, que se encontrava fechado desde o ano de 2015. Agora, abre suas portas novamente para receber a população mossoroense e turistas.
“Esse equipamento se evidencia a partir da contextualização da importância da produção do petróleo na cidade. Mossoró se destacou durante muitos anos como o maior produtor de petróleo em terra do país, contribuindo fortemente no desenvolvimento econômico do município. Estar aqui hoje reinaugurando esse equipamento é de grande importância para o município, especialmente pela contextualização histórica. Esse equipamento foi pensado e articulado pela Petrobras, numa parceria com a Prefeitura e Mossoró. Infelizmente, desde 2015 que ele estava fechado por uma condição de revitalização. Graças a Deus, o museu está sendo entregue novamente à população mossoroense”, declarou Etevaldo Almeida, secretário adjunto de Governo.
“A satisfação é enorme de estar aqui hoje nesse dia tão significativo e simbólico. Nós da Prefeitura e também a Rede Petro estamos devolvendo à sociedade um importante equipamento cultural, turístico e educacional. O Museu do Petróleo está lindo e é o único no gênero em todo o país. Então, ele foi reorganizado, atualizado e agora está de portas abertas para receber estudantes, visitantes e todas as pessoas. Hoje é um momento muito feliz para todos nós”, acrescentou Janaína Holanda, secretária de Cultura.
O equipamento será aberto todos os dias da semana e também nos fins de semana por agendamento. Márcio Takagi, gerente de Turismo do município, ressalta a importância do equipamento para a economia e o turismo local.
“Esse museu é de grande importância, além da gente relevar a parte econômica que a cidade tem, que é o nosso ouro negro, que é assim que a gente chama o petróleo, esse museu também é único nesse gênero. Aqui conseguimos abordar todos os tipos de temáticas voltada ao pedagógico, às escolas e universidades. O museu teve a sua primeira criação em setembro de 1999, passou por várias adaptações, atualizações e agora chegou nesse novo tipo de formato e nesse patamar. Os turistas que chegarem aqui vão encontrar esse equipamento pronto e acessível. A gente vai estar aqui de segunda a sábado, pela manhã e à tarde das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, e sábado e domingo por agendamento”, enfatizou.
A Rede Petro realiza ações sociais e se uniu à Prefeitura de Mossoró para a reabertura do Museu do Petróleo. Atualmente a Rede é formada por 52 empresas que juntas geram 12.600 empregos diretos.
“Nós temos duas ações sociais por ano e precisávamos externalizar essas ações sociais. Então a Prefeitura entrou com o equipamento, nós entramos com a gestão da obra, mas só foi possível também porque tinha pessoas que conheciam o museu como é o caso do gerente de Turismo, Márcio Takagi. A Rede Petro acredita que irá mais desenvolvimento para a cidade”, pontuou Nilo Sousa, presidente da Rede Petro.