quarta-feira - 05/06/2019

Municípios do Polo Costa Branca discutem mapeamento do turismo na região

Nesta quarta-feira (5) os municípios e entidades que compõe o Polo Costa Branca, reuniram-se no auditório do Senac em Mossoró para discutir o mapeamento do turismo no Rio Grande do Norte. O evento contou com a presença da Prefeita Rosalba Ciarlini, entidades empresariais ligadas ao turismo e representantes do Governo do Estado e dos outros 15 municípios que compõe o Polo.

Na abertura do encontro, a Prefeita Rosalba Ciarlini recordou o montante de R$ 540 bilhões de reais que conseguiu junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID para manutenção de ações do projeto RN Sustentável, quando foi governadora. “Desde que saímos do Governo, todo o recurso para participar de feiras utiliza esse recurso do Bando Mundial. A participação em festivais também, porque cultura é atrativo para o turismo”, destacou.

A Prefeita também reconheceu que o segmento do turismo é um importante vetor de desenvolvimento econômico para toda região. “O Polo Costa Branca tem essa visão de fortalecer cada vez mais o turismo regional, é uma integração que fortalece para que a gente possa investir no turismo, atraindo mais visitantes. Eu acredito que o turismo é uma fonte multiplicadora de oportunidade de trabalho. Por isso, estamos aqui hoje para dar as boas-vindas aos que vieram e somar esforços para que possamos multiplicar cada vez mais atividades que venham a beneficiar o turismo na nossa região e com isso gerar mais oportunidade de emprego e renda para os mossoroenses e a população de toda a Costa Branca”, comentou Rosalba.

Com reuniões realizadas a cada três meses, o encontro realizado em Mossoró teve como pauta o Mapeamento do Turismo no Rio Grande do Norte. Para o secretário municipal de Turismo de Mossoró, Lahyre Rosado Neto, o grupo possibilita o estabelecimento de parcerias e ações em conjunto. “O Polo Costa Branca é muito importante para trocar experiências, dividir problemas, soluções, apresentar projetos, estabelecer parcerias, para realizar ações em conjunto”, explicou Lahyre.

A gerente executiva de turismo do Município de Mossoró, Milene Melo , destacou a importância do Polo Costa Branca para a inserção dos 15 municípios que compõe a região no quadro de mapeamento turístico nacional. “Para que nós estejamos no quadro do mapeamento turístico nacional, Mossoró precisa fazer parte de uma instância de governança regional, que é o Pólo Costa Branca. Desde 2005, quando foi criado o Polo, Mossoró faz parte”, frisou Milene.

O encontro contou ainda com representantes de entidades como Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação Comercial de Mossoró, Mossoró Convention & Visitors Bureau, Associação Brasileira da Indústria Hoteleira - ABIH, UERN, Sebrae, Senac, Banco do Nordeste, entre outros.