segunda-feira - 02/08/2021

Município prepara ações alusivas ao Agosto Dourado com foco no incentivo à amamentação

Por: DIRETI

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Gerência Executiva de Atenção Básica e da Gerência Executiva de Atenção Especializada, desenvolverá ações de promoção e proteção a amamentação durante todo o mês de agosto. Conhecido como Agosto Dourado, o mês representa o incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

De 1º a 7 de agosto acontecerá a Semana Mundial de Aleitamento Materno edição 2021, que tem como tema "Proteger a amamentação: uma responsabilidade compartilhada". A Semana se concentrará em como a amamentação contribui para a sobrevivência, saúde e bem-estar de todos, além do imperativo de proteger a amamentação em todo o mundo.

"Nós buscamos incentivar a amamentação e também a doação de leite materno para auxiliar àquelas mães e bebês que dependem de doação. As pessoas podem doar leite materno ao Banco de Leite de Mossoró e também frascos de café solúvel ou de maionese para o Banco", disse Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde, que faz referência à campanha Vacina Solidária. Promovida pela Prefeitura de Mossoró, ela segue recebendo essas doações nos pontos de vacinação contra a Covid-19, para a instituição.

As equipes de saúde promoverão atividades de incentivo ao aleitamento materno nas consultas de pré-natal, puericultura, puerpério e sala de espera nas Unidades de Saúde como Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Ambulatório Materno Infantil Dr. Raimundo de Medeiros Fernandes (AMI) , em conjunto com as ações do mês da primeira infância.

Outra atividade de grande impacto será a implantação da Estratégia Amamenta Alimenta, que objetiva qualificar as equipes nessa temática, incluindo também a alimentação complementar, onde o município será monitorado pelo Ministério da Saúde para avançar nos indicadores relativos a essas temáticas.