sábado - 03/09/2022

Município participa de programa com ações de saúde e assistência social no bairro Belo Horizonte

Por: Thiago Braga

Na manhã deste sábado (3), a Prefeitura de Mossoró participou da segunda edição do programa “Direito na Comunidade”, uma parceria do município com a Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN) e outras instituições. Por meio de suas secretarias, o município ofertou à população do bairro Belo Horizonte diversos serviços nas áreas da Saúde, Assistência Social e Desenvolvimento Econômico.

Nesta edição, o projeto foi realizado na Escola Estadual Manoel Justiniano de Melo. O projeto é uma iniciativa do curso de Direito da FCRN e conta com parceira do município de Mossoró levando uma série de atividades ao público. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) participou com ações do Cadastro Único e Criança Feliz, por exemplo.

"A parceria visa levar à comunidade carente os serviços que geralmente estão situados em outras localidades. A gente traz os serviços para dentro da comunidade para que as pessoas consigam ter acesso à informação, conheçam os serviços prestados pelo município e quais são os benefícios", frisou Rubem Vinícius, chefe de gabinete da Semasc.

Maria José, moradora do bairro Belo Horizonte.

A dona de casa Maria José aproveitou as atividades do programa em seu bairro para atualizar os dados do Cadastro Único. "Hoje eu aproveitei para atualizar meu cadastro, pois estou desempregada. Então, é importante ter o cadastro e manter os dados atualizados", contou.

"Nós estamos felizes em contribuir e trazer os serviços para mais perto dos usuários. Nós estamos em constante busca ativa dos usuários e levando sempre informações para a população", acrescentou Xheila Patrícia, coordenadora do Cadastro Único no município.

A iniciativa ainda disponibilizou para a população as vacinas contra Covid-19, Influenza, febre amarela, entre outras. "A procura foi muito boa pela vacinação. Trouxemos todas as vacinas, como Covid-19, Influenza e demais que fazem parte da multivacinação, colocando em dia a caderneta de vacinação das crianças e atualizando também o esquema vacinal dos adultos", explicou Sandra Mariele, responsável técnica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Dona Maria de Fátima de Oliveira participou das ações do programa se imunizando contra a febre amarela. "É muito importante tomar a vacina. Quando chega aqui no bairro eu corro e venho tomar logo a minha vacina. Muito bom mesmo", disse a moradora.

"Estamos numa ação que é de extrema importância para a população. Hoje, realizando as atividades no bairro Belo Horizonte. O projeto tem uma parceria muito forte com a Prefeitura de Mossoró. Aqui estamos com serviços do Cadastro Único, Criança Feliz, o Painel de Empregos e a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizando as vacinas. Através da parceria nós conseguimos ofertar todos esses serviços gratuitos à população de Mossoró", relatou Gabriel Leite, coordenador do Centro de Práticas Múltiplas da FCRN.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SEDINT) também integrou o projeto na manhã deste sábado com as ações do Painel de Empregos. "É uma alegria imensa participar dessa parceria com a Faculdade Católica e poder mostrar à sociedade os nossos serviços. Estamos expondo as vagas disponíveis, as empresas parceiras e explicando como funciona o cadastramento", comentou Jeane Carlos, chefe de gabinete da Sedint.