quinta-feira - 29/11/2018

Município não registra nenhum caso de morte por dengue ou chikungunya em 2018

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Saúde, apresentou os dados do perfil epidemiológico das arboviroses de 2014 a 2018 e também o plano de contingência para o enfrentamento do Aedes aegypti no ano que vem. Em 2018 não foi houve nenhuma morte por dengue ou chikungunya na cidade.

"Todos os servidores e agentes que compareceram aqui estão de parabéns. Vocês colaboraram para que a gente não tivesse uma epidemia. Sabemos de todas as adversidades que vocês passam, e mesmo assim vocês bravamente vão lá e promovem a saúde da população. Os indicadores para o ano de 2018 são animadores. Isso só foi possível graças as parcerias e colaborações", destacou Maria da Saudade, secretária da Saúde do município.

No plano para 2019, foram apresentados objetivos para reduzir a incidência de dengue, chikungunya e zika vírus, bem como minimizar os riscos ambientais que levam à proliferação do Aedes aegypti. Atualmente, de acordo com o Levantamento de Índices Rápido Amostral para Aedes aegypti (LIRAa), o índice de infestação na cidade é de 4.3%. Um dado que vem sofrendo redução a cada trimestre.

O Plano de Contingência Municipal para o enfrentamento das Arboviroses foi construído com base no Plano Nacional da Dengue, levando em consideração a incidência das demais arboviroses também transmitidas pelo Aedes.