quinta-feira - 16/08/2018

Município e Exército garantem abastecimento de água na zona rural

Mesmo com o aumento da incidência das chuvas em 2018, chegando próximo da média da região, na zona rural de Mossoró a situação hídrica ainda não é satisfatória. Das 133 comunidades rurais existentes no município, 40 são atendidas pela Operação Carro Pipa, do Governo Federal.

Durante visita de rotina realizada na última terça-feira (14), pelo Sub Comandante do 16° Batalhão de Infantaria Motorizada, Ten. Cel. Balduíno, a Defesa Civil apresentou projetos que vem sendo desenvolvidos pela Prefeitura de Mossoró para minimizar a questão do abastecimento de água nas demais comunidades rurais que não são atendidas pelo programa.“A Prefeitura conta com poços artesianos, dessalinizadores e outros carros pipas para abastecer as comunidades que apresentam problemas técnicos nos reservatórios”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Mossoró, Osnildo Moraes.

A parceria Município e Exército reforça o atendimento das 133 comunidades rurais do município que precisam do serviço de carro pipa. Em Mossoró, a população da zona rural é de aproximadamente 24 mil pessoas, e o Exército atende 23,2% desta população através da Operação Carro Pipa. Isso representa aproximadamente 500 carradas de água distribuídas por mês em 90 pontos, o que beneficia mais de 5,5 mil pessoas. “O município é responsável por toda coordenação da Operação Carro Pipa, fiscalização, definição do manancial para abastecimento, que no caso de Mossoró, é um poço da CAERN, exclusivo para esse fim e que é pago com recursos próprios do município”, completou Osnildo Moraes.