quinta-feira - 14/03/2019

Município dá início a elaboração do Plano Municipal de Saúde com realização de pré-conferências de Saúde

"O Município de Mossoró é o único do Estado que realiza o maior número de pré-conferências. Dessa forma, nós mostramos que nossa Conferência é de paridade e participativa.", destaca o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gilberto Fernandes.

A Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde estão realizando, ao longo deste mês, 15 pré-conferências que antecedem a 8ª Conferência Municipal de Saúde, que vai ser realizada em Mossoró nos dias 9, 10 e 11 de abril. A Conferência de Saúde tem como objetivo final a elaboração do Plano Municipal de Saúde para os próximos quatro anos. As pré-conferências estão ouvindo e dando voz a todos os segmentos representativos da sociedade para participarem do processo de construção de propostas que visa melhorias do Sistema Único de Saúde (SUS).

As propostas das pré-conferências serão apresentadas durante os dias da Conferência Municipal de Saúde. Após discussão, reflexão e participação dos diversos setores representativos da sociedade será elaborado um projeto do Plano Municipal de Saúde. No plano, contém todas as diretrizes que devem nortear a saúde do município pelos próximos quatro anos.

A primeira pré-conferência ocorreu na manhã desta quarta-feira (13), na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), envolvendo estudantes, movimento comunitário e estudantil. Outras 14 serão realizadas tendo a participação de usuários, sindicatos rurais e urbanos, igrejas, gestores municipais e estaduais, universidades públicas, conselhos de classes, prestadores, pessoas com deficiência e organizações sem fins lucrativos.

A estudante do 9° período de Medicina Veterinária, Leticia Cely, de 22 anos, participou da discussão por entender que era um espaço democrático de cidadania. “Essa conferência respeita os preceitos de participação coletiva da população. Aqui nós colocamos nossos anseios para construção de uma saúde única.”, enfatizou a estudante da UFERSA.

“As pré-conferências já indicam os delegados que vão participar da Conferência Municipal de Saúde. Os estudantes aqui da UFERSA, por exemplo, vão indicar oito delegados. A Conferência de Mossoró vai ser realizada com 200 delegados, na qual cada um vai ter mais uma oportunidade de debater e sugerir melhorias. O Município de Mossoró é o único do Estado que realiza o maior número de pré-conferências. Dessa forma, nós mostramos que nossa Conferência é de paridade e participativa, sempre foi assim e espero continuar sendo.”, explicou Gilberto Fernandes, presidente do Conselho Municipal de Saúde.

Os delegados são escolhidos ao longo da realização das pré-conferências e representarão os setores da sociedade. As vagas são distribuídas da seguinte forma: 30 vagas movimentos comunitários; 10 vagas movimentos de igrejas; 10 vagas sindicatos urbanos; 10 vagas sindicatos rurais; 10 vagas clubes de serviços; 10 vagas pessoas com deficiência; 10 vagas ONGs; 10 vagas Universidades; 50 vagas trabalhadores de saúde; 34 vagas gestores públicos Municipais e Estaduais; 16 vagas gestores privados.

As Conferências de Saúde têm relevância no âmbito do país porque fortalecem o processo democrático de participação da população em defesa do Sistema Único de Saúde.

PRÉ-CONFERÊNCIAS DO MÊS DE MARÇO
DATA ATIVIDADE LOCAL HORÁRIO
13/03/2019 Usuários / Movimentos Comunitário e Estudantil UFERSA 9H30
14/03/2019 Usuários e Sindicato Rural Sindicato da Lavoura de Mossoró 9h