quarta-feira - 12/06/2019

Município capacita servidores para planejamento de orçamento 2020

Nesta quarta-feira (12), a Secretaria Municipal de Planejamento realizou na Estação das Artes um treinamento com os servidores da Prefeitura de Mossoró para a construção da Lei Orçamentária Anual - LOA 2020. Entre os temas da capacitação, foram apresentadas a resolução Nº 011/2016 e uma aula prática sobre o Sistema Orçamentário Financeiro e Contábil – SOFC.

O treinamento reuniu às equipes técnicas que trabalham com o financeiro de cada secretaria do município. O secretário municipal de Planejamento, Aldo Fernandes, reconhece que a capacitação demonstra o processo de melhoria contínua da gestão municipal. “Ao construir o nosso planejamento nós precisamos ter em mente que o orçamento previsto para 2020, na LOA, é de R$ 586 milhões. Por isso a importância desse momento de planejar, dentro de cada secretaria, haja vista que não vamos trabalhar com um orçamento utópico”, frisou Fernandes.

Os avanços da gestão financeira do município foram pontuados pelo Secretário, que destacou a folha em dia; o cumprimento dos limites prudenciais; a infraestrutura que pode contar com recursos disponíveis para realização de obras e reparos; saúde e educação com a Prefeitura investindo mais do que o os percentuais normativos. “Com base num orçamento planejado, estamos tendo lastro financeiro para cumprir com essas obrigações”, pontuou.

O processo de construção da Lei Orçamentária Anual – LOA 2020 também tem contado com a participação ativa da sociedade. “Estamos promovendo a participação da população, tanto em encontros presenciais do Mossoró Mais Cidadã, como através do aplicativo Mossoró Conectada, onde a população pode opinar e participar da construção da nossa LOA”, concluiu Aldo Fernandes.