quinta-feira - 02/09/2021

Município abre hoje o "Setembro Amarelo" contra o suicídio e a favor da vida

Por: DIRETI

Será aberta hoje, às 14h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, a programação do "Setembro Amarelo". A solenidade contará com a presença de autoridades e técnicos da saúde mental de Mossoró. No Teatro haverá ainda a exposição de quadros pintados pelos pacientes sobre o sentido da vida e de um livro produzido por estagiários de Psicologia.

Na sexta-feira (3), às 9h, haverá a transmissão de uma live da Escola Cunha da Mota sob a responsabilidade de Dr. José Gilliano. O Hospital Psiquiátrico Milton Marques de Medeiros é a instituição responsável pela live

Já o CRAS do bairro Santo Antônio promoverá no mesmo dia, sob a responsabilidade do Ambulatório Materno-Infantil (AMI) e do Centro Clínico Vingt Rosado (PAM) do Bom Jardim, uma reunião para discutir a articulação com as Unidades Básicas de Saúde (UBS), PAM e AMI a cerca do atendimento mental. A reunião está prevista para ocorrer a partir das 8h.

A programação seguirá durante todo o mês promovendo lives, oficinas, reuniões, entre outros eventos.
"Nossa programação visa atender um amplo leque de assuntos que estão relacionados entre si na área de saúde mental. O objetivo é debater pontos que são importantes para que a vida seja preservada por meio da devida atenção que a saúde pública municipal pode oferecer às pessoas que precisam desse atendimento especializado, de apoio e de tratamento", diz a coordenadora da Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Kalyana Fernandes.

Campanha Setembro Amarelo visa salvar vidas

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.