sexta-feira - 22/10/2021

Mulheres da Assistência Social participam de evento de combate ao câncer de mama

Por: Edinaldo Moreno

Mulheres lotadas na Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) participaram na manhã desta sexta-feira, 22, de uma atividade relacionada à campanha "Outubro Rosa", movimento de conscientização para o combate ao câncer de mama. O evento foi realizado no auditório Alcides Belo, no Centro Administrativo, e teve parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Outubro é o mês que marca a luta contra o câncer de mama. O “Outubro Rosa” é um esforço mundial para conscientizar e mobilizar a sociedade no combate à doença, principalmente o público feminino. Além da frequência com que ocorre e da quantidade de óbitos, o tumor pode causar sequelas físicas e psicológicas.

Coordenadora da Saúde da Mulher em Mossoró, Suiann Costa destacou que a ação já foi realizada em outros momentos com outros grupos de mulheres de outras repartições da municipalidade. Ela esclarece que a atividade é para reforçar o combate à doença.

“O intuito deste encontro é justamente reforçar a importância da prevenção no combate ao câncer de mama e ao câncer do colo de útero, que são muito incidentes em mulheres. O nosso objetivo aqui é exatamente esse, fazer um alerta com relação à prevenção, disse Suiann.

“Estamos realizando essa campanha em várias instituições e empresas e hoje estamos aqui com as mulheres da Assistência Social e Cidadania. Frisamos que se o câncer de mama for diagnosticado em tempo hábil a gente tem 90% de chances de cura e é por isso que é de fundamental importância às mulheres a disseminação da informação sobre a prevenção contra a doença”.

Titular da SEMASC, Thiago Marques também destacou a iniciativa e ressaltou que a campanha "Outubro Rosa" tem o intuito de passar o maior número de informações possíveis para que as mulheres se previnam contra o câncer de mama.

“Muitas vezes só quem passa/passou por isso sabe o poder devastador que é o câncer. Então, práticas como essa de prevenção, de capacitação são necessárias para que combatamos esse tipo de situação. É um momento muito importante para a prevenção contra o câncer esse tipo de iniciativa que está sendo realizada hoje aqui com as mulheres da nossa secretaria. A informação é muitas vezes que salva”.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Ele responde por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, mas é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, ultimamente nesta idade sua incidência tem-se crescido. Após os 50 anos as estatísticas são bem maiores.