terça-feira - 11/06/2019

Movimento junino ganha Dia Municipal da Quadrilha Junina

Após mais de 20 anos de realização do Mossoró Cidade Junina, o município reconhece a importância dos quadrilheiros juninos para as festividades do mês de Junho, com a instituição do Dia Municipal da Quadrilha Junina, que deve ser comemorado anualmente no dia 13 de junho, Dia de Santo Antônio. A data foi instituída através da Lei 3.712, de 10 de junho de 2019, sancionada pela prefeita Rosalba Ciarlini, e publicada no Jornal Oficial de Mossoró (JOM), na edição N° 513A.

"O movimento junino tem importância fundamental no sucesso do Mossoró Cidade Junina. Quando projetamos o evento reservamos local de destaque para as apresentações das quadrilhas criando a Arena Deodete Dias. De forma triste vimos o festival de quadrilhas ser levado para um espaço fora da festa, e quando reassumimos a gestão devolvemos a dignidade dos quadrilheiros devolvendo a eles a arena das quadrilhas. Acreditamos tanto na força da cultura junina, que todos anos investimos valores financeiros para fomentar a tradição das belezas que são as quadrilhas", destacou a prefeita Rosalba Ciarlini.

De acordo com a lei municipal a data é celebrada no dia 13 de junho, porém as comemorações do “Dia Municipal da Quadrilha Junina”, poderão ocorrer no dia da abertura oficial do Festival de Quadrilha da Arena Deodete Dias, que este ano ocorrerá no próximo sábado (15) com a realização do Concurso Municipal de Quadrilha Tradicional e Estilizada.

O projeto de lei que criou o Dia Municipal da Quadrilha Junina, foi uma proposição do vereador Francisco Carlos e aprovado pelos demais vereadores da Câmara Municipal.