quarta-feira - 29/09/2021

"Mossoró Verde" prevê produção, distribuição e plantio de mudas

Por: Thiago Braga

Lançado recentemente pela Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM), o programa “Mossoró Verde” estabelece uma série de ações voltadas para a arborização do município. São iniciativas que preveem produção, distribuição e plantio de mudas.

O Programa “Mossoró Verde” tem o objetivo de tornar Mossoró mais arborizada, ocupando áreas verdes e oportunizando alcançar uma cidade sustentável.

A iniciativa busca alcançar as diretrizes de dois importantes instrumentos internacionais que têm orientado as cidades para a promoção do Desenvolvimento Sustentável: a Agenda 2030 e a Nova Agenda Urbana.

Objetivos:

• Fortalecimento da Educação Ambiental no município de Mossoró-RN;
  • Realizar inventário dos equipamentos que serão alcançados pelo Programa;
  • Mobilizar a população para participar efetivamente do Programa;
  • Promover melhoria e bem-estar nas dimensões climática e ambiental;
  • Gerar a melhoria na qualidade de vida da população;
  • Melhorar os indicadores de sustentabilidade socioambiental no município;
  • Mapear nascentes do Rio Mossoró no território do município e priorizar ações de recuperação de nascentes por meio do reflorestamento.

Produção:

• A produção de mudas será feita pelo Centro de Produção de Mudas com a meta de 25 mil mudas por ano. A produção será de espécies variadas, tais como medicamentosas, frutíferas e de sombra.

Distribuição:

• O programa tem como meta distribuir ao ano 10 mil mudas à população
  • A distribuição acontecerá no Parque Municipal de Mossoró, semanalmente nos dias de sexta e sábado, bem como nas ações desenvolvidas durante o Programa.

Plantio:

O plantio será realizado nos equipamentos públicos do município e contará para sua execução com articulação intersetorial.

• 110 praças;
  • 47 Unidades Básicas de Saúde;
  • 95 Unidades Educacionais: Escolas ou creches;
  • 21 Unidades da Assistência Social: Centro de Referência de Assistência Social, Casa da Nossa Gente, Centro Geriátrico, Centro de Convivência do Idoso, Casa de Passagem, Núcleo de Apoio Institucional à Criança Pinguinho de Gente, Acolhimento Institucional para Adolescentes e Plantão Social.

Canteiros centrais:

Em até 4  anos dotar todos os canteiros centrais de vegetação nativa;

Metas para a zona rural:

• Forragicultura: 2 mil ao ano (Leucena e Palma (parceria com a EMPARN)
  • Arborização: 3 mil ao ano (Ipês, oitis, craibeiras, jucá, flamboyant);
  • Quintais Produtivos: 3 mil ao ano (Saputi; cajueiro, mangueira, acerola, limão, pinha, graviola, tamarindo, romã, cajarana)
  • Recuperação de nascentes: 3 mil espécies nativas.

Parcerias:

O Programa Mossoró Verde contará para sua execução com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente e tem como parceiros as seguintes instituições:

• Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN);
  • Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA);
  • Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN);
  • ONG SOS Sertão;
  • Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio);
  • Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA);
  • Exército Brasileiro (Comando da 7ª Região Militar).