terça-feira - 22/03/2022

"Mossoró Verde": palestra sobre quintais produtivos e compostagem é realizada na comunidade Senegal

Por: Edinaldo Moreno

O programa "Mossoró Verde", iniciativa da Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) e Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB), segue com sua agenda de plantio e doações de muda, palestras e oficinas. Levantamento mais recente mostra que aproximadamente 9 mil mudas foram entregues desde o início do programa.

Nesta terça-feira (22), a ação aconteceu no Sítio Senegal, zona rural de Mossoró. A palestra realizada foi sobre quintais produtivos e compostagem e teve uma boa participação dos agricultores da localidade. O engenheiro agrônomo Raniere Barbosa fez uma demonstração de como os pequenos produtores rurais da comunidade que tem quintais produtivos em casa podem realizar a compostagem.

“Estamos introduzindo umas oficinas para que as comunidades possam a partir do seu quintal ter um melhor olhar na perspectiva de aumentar a produção. Pensando nisso a compostagem traz para a comunidade um beneficio, porque eles vão pegar os resíduos orgânicos que temos aqui no quintal de casa, colocá-los ali e transformar isso em adubo”, disse Raniere. O processo de compostagem pega esterco, folhas, restos de silagem, de frutas e comida para transformar em adubo para alimentar essas frutas que estão chegando.

Coordenadora do programa "Mossoró Verde", Zildenice Guedes destaca o trabalho da iniciativa. Segundo ela, a finalidade da ação é arborizar tanto a zona urbana quanto a rural.

“O 'Mossoró Verde' tem a finalidade de arborizar campo e cidade e nós entendemos que é muito importante trazer essa educação ambiental para os moradores da zona rural. Estamos aqui na comunidade Senegal conversando com as pessoas e ensinando como elas podem fazer compostagem no quintal de sua casa a partir dos seus resíduos orgânicos”.

Os agricultores Francisco Damião e Maria Neide ressaltaram a importância da palestra sobre como eles podem realizar esse processo de compostagem para aumentar a produção e diminuir os custos.

“É de extrema importância, tendo em vista que a agricultura familiar está em alta. A compostagem é com certeza o melhor adubo tanto para a questão da pitaya como para qualquer planta. Ela é a medicina natural das plantas. Nós temos plantações comuns como melancia, feijão, jerimum. Temos também a tradicional que a gente trabalha que é a pitaya, e a graviola”, disse o agricultor.

“Com certeza esperamos uma produção muito boa após a gente passar por essa oficina de compostagem e quintais produtivos. Ela incentivará muitas pessoas que vivem da agricultura para realizar esse trabalho que é muito importante”, falou a agricultora.