sábado - 19/06/2021

Mossoró vacina pessoas com 48 anos ou mais sem comorbidades e novos grupos prioritários

Por: Valéria Persali

Mossoró avançou ainda mais na campanha de imunização contra a Covid-19. Neste final de semana, o município iniciou a vacinação das pessoas com 48 anos ou mais sem comorbidades e ainda incluiu novos grupos prioritários: trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros.

São dez unidades básicas de saúde funcionando no sábado (19) e domingo (20), além do Ginásio do Sesi que atende ao público neste sábado, das 8h às 16h. O avanço se deu em face de novas doses de vacinas que chegaram ao município. Na sexta-feira (18), Mossoró recebeu 5.346 doses de vacinas. “Aqui em Mossoró quando chegam às doses imediatamente a gente já anuncia o próximo grupo e dá sequência a vacinação. Essa gestão acredita que a vacina boa é a que está no braço do mossoroense. Por isso, ao receber as doses já colocamos dentro dos postos para fazer a vacinação”, frisou Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.

O motorista de transporte de aplicativo Otacílio Claudiano foi um dos que procuraram o Ginásio do Sesi na manhã deste sábado para se imunizar. “É muito importante para a gente, pois estamos diariamente transportando passageiros para hospitais, por exemplo, então, é muito importante a gente se imunizar para se livrar dessa doença”, disse.

Edna Lopes estava contando os dias para chegar a sua faixa etária na campanha Mossoró Vacina e receber a imunização. “Apesar de que eu já tive a covid-19, mas eu preciso ser imunizada, pois é muito importante. Eu estava esperando chegar a minha idade e estou muito feliz. Eu digo as pessoas que venham se vacinar, pois eu tive e consegui vencer essa doença, mas nem todos conseguem, por isso é importante se vacinar”, explicou a cozinheira.

A imunização representa a possibilidade de dias melhores para muita gente que ansiosamente espera pelo fim da pandemia. ”É muito bom que todos se vacinem para que possamos ficar tranquilos, imunizados, poder em breve andar na rua como era antes da pandemia”. Luiz Pereira, operador de motoniveladora, contemplado com a vacina em razão da sua faixa etária.

Quem tomou a dose de esperança aconselha aos que já estão aptos a se imunizarem e ainda não receberam a vacina. “Eu aconselho que todos que já podem se vacinar que venham. Isso é muito importante de verdade”, comentou o músico Adeirton Pinheiro.

A organização e agilidade marcaram mais um sábado de Mossoró Vacina nos onze pontos de vacinação abertos ao público. Para agilizar o atendimento é importante realizar o cadastro no Portal RN + Vacina.

O público-alvo deve ficar atento à documentação necessária para apresentação no ato da vacinação.

Pessoas acima de 48 anos sem comorbidades: documento oficial com foto e comprovante de residência (originais e cópias);

Trabalhadores de transportes coletivo rodoviário de passageiros: carteira de trabalho; ou crachá funcional; ou contracheque com RG; ou carteira de sócio (a) dos sindicatos de transporte (categoria profissional) ou cooperativas de transportes.

Motoristas de transporte de aplicativo: CNH com descrição EAR (Exerce Atividade Remunerada), comprovante de residência, apresentação com cadastro realizado até 08/06/2021 e ainda apresentar no mínimo 100 corridas realizadas.

Vacinação acontece neste sábado (19) no  Ginásio do SESI.

Pontos de vacinação abertos no fim de semana (19 e 20/06)

UBS Vereador Lahyre Rosado - Alto do Sumaré

UBS Maria Soares Costa - Alto de São Manoel

UBS Epitácio Carvalho - Pintos