domingo - 03/04/2022

“Mossoró Vacina” aplica 1,4 mil doses de imunizantes contra a Covid no fim de semana

Por: Maricelio Almeida

A campanha “Mossoró Vacina” aplicou 1.466 doses de imunizantes contra a Covid-19 neste final de semana. Foram 869 pessoas vacinadas no sábado (2) e 597 no domingo (3). Ao longo dos dois dias, a população teve acesso aos imunobiológicos em cinco diferentes pontos: nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Maria Soares da Costa (Alto de São Manoel) e Chico Costa (Santo Antônio), no Partage Shopping, além da concessionária Fiat Povel e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Jardim das Palmeiras.

A maior parte dos imunizantes aplicados contemplou o público que buscou pela dose de reforço (terceira dose): 688 pessoas. As equipes da Secretaria Municipal de Saúde vacinaram ainda 509 crianças de 5 a 11 anos com as doses pediátricas, sendo a maior parte referente à segunda dose: 429.

De acordo com Etevaldo de Lima, coordenador de Imunizações, 23 pessoas que ainda não tinham recebido a primeira dose (D1) foram aos pontos de vacinação neste fim de semana e 74 receberam a segunda dose (D2). Foram aplicadas ainda quatro doses adicionais e 168 doses da D4.

Etevaldo reforça que a vacinação continua à disposição da população durante a semana. “A campanha segue nas Unidades Básicas de Saúde, tanto da zona urbana quanto da zona rural. Temos ainda os pontos extras que funcionam ao longo da semana”, destacou o coordenador de Imunizações.

INFLUENZA E SARAMPO

Nesta segunda-feira (4), tem início a 24ª Campanha Nacional contra a Influenza (gripe). A Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró recebeu nota técnica emitida pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) destacando que a campanha vai acontecer em duas etapas, começando pela vacinação dos trabalhadores da Saúde e idosos.

Segundo Etevaldo de Lima, o município só recebeu até o momento 18% da cota de vacinas para cada um desses públicos da primeira etapa. Após o cumprimento dessa fase atual, os demais grupos que incluem crianças, pessoas com doenças crônicas, entre outros, terão acesso à vacinação contra a Influenza.

Etevaldo explica ainda que nesta segunda começa também a campanha de vacinação contra o sarampo, que obedecerá ao esquema semelhante ao da campanha da Influenza, com administração em duas etapas. Primeiro, serão vacinados os profissionais da Saúde, mediante análise da situação vacinal de cada um desses trabalhadores, que precisam ter recebido duas doses da vacina, independente da idade.

A partir de 30 de abril, o grupo a ser contemplado é o das crianças de seis meses a menores de cinco anos. Todas as crianças nessa faixa etária deverão receber uma dose do imunizante contra o sarampo.