terça-feira - 14/11/2023

Mossoró terá ações alusivas ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito

Por: Thiago Braga

A Prefeitura de Mossoró realizará uma programação voltada ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. No município, ações educativas serão promovidas nesta semana com orientações à população. A data é lembrada todos os anos no terceiro domingo de novembro, ou seja, neste ano, será no dia 19 deste mês.

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), sendo marcado por atos em todo o mundo, anualmente. Trata-se de um momento para reflexão da quantidade de vítimas do trânsito no mundo. Além disso, a data destaca a necessidade da população assumir a responsabilidade de perceber os riscos e proteger todas as vidas no trânsito.

Em Mossoró, o Programa Vida no Trânsito (PVT) e seus parceiros realizarão, blitz educativa voltada aos condutores de veículos, na próxima sexta-feira (17), a partir das 8h, em frente à 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário Estadual (2ª CIPREv), imediações da rotatória do Hotel Thermas. Na ação, participarão agentes municipais de trânsito, equipe do Samuzinho, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e equipe da 2ª CIPREv.

Já no domingo (19), a partir das 8h30, será realizada uma roda de conversa direcionada a motoboys, no auditório do Centro Administrativo da Cidadania Prefeito Alcides Belo. O encontro terá a presença de Clélio Soares, ativista, que contará sua história de perder um filho no trânsito e como essa data é importante para a reflexão sobre o tema.

“É mais um momento importante que estamos desenvolvendo em parceria com diversas instituições da cidade. Aproveitamos a data para conscientização das pessoas sobre condutas no trânsito, segurança e responsabilidade. O nosso trabalho acontece durante todo o ano de forma intersetorial objetivando disseminar conhecimentos e promover a educação no trânsito”, pontuou Ana Leine Carlos, coordenadora do Programa Vida no Trânsito.

Ana Leine ainda destaca a importância da promoção de atividades que mobilizem a sociedade. “Buscamos promover e fortalecer datas que trazem o viés da educação, pois somente por meio de intervenções educativas que gerem reflexões na sociedade poderemos contribuir para mudanças neste quadro de altos índices de mortes e lesões no trânsito”, acrescentou.

No Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito são prestadas homenagens a pessoas que morreram em decorrência dessas fatalidades, familiares, amigos, equipes de emergência, policiais, enfermeiros e médicos que lidam diariamente com as consequências traumáticas das mortes e lesões no trânsito.