sexta-feira - 24/11/2017

Mossoró receberá pacientes de 64 municípios para a realização de cirurgias eletivas

Representantes dos 64 municípios que fazem parte das 2ª, 6ª e 8ª Regiões de Saúde, representantes da Sesap e Secretaria Municipal de Saúde estiveram reunidos nesta quinta-feira para traçar o planejamento de como será o fluxo dos pacientes destas regiões para a realização das cirurgias eletivas em Mossoró. O acordo com os municípios das regiões do Vale do Assu, Oeste e Alto Oeste, faz parte do Termo de Cooperação Técnica e Financeira, firmado com o Governo do estado. Por meio do Termo, a SESAP transfere os recursos complementares para a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró, que firmou contrato com Hospitais privados da cidade para a realização das cirurgias eletivas nas áreas de ortopedia, cirurgia geral, oncologia, ginecologia e e cardiologia. O TCEP permite o complemento nos valores da tabela SUS. No encontro foi apresentado como está sendo realizado o fluxo das cirurgias em Mossoró e também como está o funcionamento da Central de Regulação de Leitos de UTI, que foi implantada no dia 1º de novembro e já mostra resultados satisfatórios. Na tarde desta quinta-feira, a fila por um leito de UTI estava zerada e haviam 5 leitos vagos. Os pacientes das 2ª,, 6ª e 8ª região, já são beneficiados com a Central de Regulação de Leitos de UTI de Mossoró. A lista de espera das cirurgias eletivas das três regiões será uma só, a Central de Regulação de Mossoró junto Central de Regulação Metropolitana, que funciona em Natal, trabalharão em conjunto os profissionais da Central de Mossoró terão acesso a Central Metropolitana. Mossoró garantirá a cirurgia do paciente e cada município será responsável pelo pós-operatório. Os municípios também irão pactuar com Mossoró, com essa pactuação o município de Mossoró passa a receber recursos e assim garantir a continuidade do serviço. "As dificuldades existem, com muito esforço, juntamente com a SESAP, conseguimos firmar esse termo. Agora temos dar as mãos, uns aos outros, pactuar e garantir o atendimento a comunidade que precisa de nós", disse o secretário municipal de saúde, Benjamin Bento. Em Mossoró já foram realizadas 35 cirurgias gerais, 40 cirurgias ortopédicas e 3 cirurgias ginecológicas. No Centro Clínico Professor Vingt-Rosado (PAM Bom Jardim) 360 pessoas já passaram por atendimentos pré-operatórios e no Ambulatório Materno Infantil (AMI) 65 já realizaram os exames e aguardam a cirurgia.