quarta-feira - 27/09/2023

Mossoró recebe seminário sobre atualizações do Programa Garantia-Safra 2023/2024

Por: Edinaldo Moreno

Nesta quarta-feira (27), o município de Mossoró recebeu o seminário “Encontros Territoriais sobre as Atualizações do Programa Garantia-Safra (PGS) 2023/2024”. O evento aconteceu no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e serviu para nivelar os conhecimentos e apresentar novas propostas para o PGS na próxima safra.

Estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), da Secretaria de Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte, do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RN), do Ministério da Agricultura Familiar, além de conselhos e sindicatos rurais da região.

Além de Mossoró, o encontro já passou pelos municípios de São Paulo do Potengi, Santa Cruz, João Câmara, Santo Antônio, Caicó e Lajes. O evento também acontecerá em Apodi e Pau dos Ferros na próxima semana. O seminário discutiu os prazos das inscrições, homologação e a entrega dos boletos, entre outros pontos para o fomento com recursos do programa.

Titular da Secretaria de Agricultura de Mossoró, Faviano Moreira destacou a importância do município sediar o encontro. “Estão sendo realizados vários encontros regionais e Mossoró está recebendo representações da região Oeste, Vale do Açu e vamos atualizar as informações de tudo que envolve o programa Garantia-Safra para o agricultor poder ter todo o conhecimento para realizar sua inscrição e participar desta importante política pública”, ressaltou.

O Rio Grande do Norte registra aproximadamente 27 mil famílias beneficiadas com o Programa Garantia-Safra. “O seguro agrícola é um instrumento, é mais uma política pública que está à disposição da agricultura familiar. É um programa fundamental porque garante justamente o seguro agrícola, que é uma condição para que aquelas famílias que tiverem frustração de safra possam ter garantido pelo menos um rendimento mínimo, no caso de perder 50% da safra”, explicou o secretário da Agricultura Familiar do RN, Alexandre Silveira.

Gestor regional da Emater Mossoró, Moacir Januário informou que esse encontro ocorre normalmente para alinhar as estratégias com algumas informações que podem surgir dentro do programa, como, por exemplo, cotas, pagamento, entre outros pontos.

“A importância dessa reunião é justamente divulgar as novidades que o programa possa trazer. Esse encontro já foi realizado em outras cidades. Estamos fazendo essas reuniões por regiões. Estamos hoje passando por Mossoró e seguiremos com o calendário por outros municípios”, frisou.

A Prefeitura de Mossoró está disponibilizando 1.200 cotas para a safra 2022/2023, mesmo número solicitado pelo Município para a próxima safra (2023/2024). O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), cujo objetivo é garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de Municípios sistematicamente sujeitos a perda severa de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico.