domingo - 15/10/2023

Mossoró realiza III Conferência Municipal de Cultura

Por: Thiago Braga

Neste domingo (15), a Prefeitura de Mossoró promove a III Conferência Municipal de Cultura. O evento acontece no Teatro Municipal Dix-huit Rosado e reúne representantes da classe artística e cultural durante todo o dia.

O encontro tem como tema “Democracia e Direito à Cultura”.  Trata-se de um importante momento de diálogo entre gestão municipal e a classe artística e cultural do município, fortalecendo e construindo políticas públicas para a área.

Igor Ferradaes, secretário municipal de Cultura. Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

“A terceira Conferência Municipal de Cultura vem justamente para debater assuntos importantes para a classe e também construir políticas públicas. Dos assuntos que debateremos hoje iremos tirar temas importantes para levar à Conferência Regional, Estadual e que esses assuntos que daqui nascerão hoje poderão ser discutidos até na Conferência Federal, no âmbito nacional. Além de tudo isso, hoje também elegeremos o Conselho Municipal de Cultura, um órgão importante e fiscalizador para a cultura municipal”, destacou Igor Ferradaes, secretário municipal de Cultura.

A conferência é um espaço democrático para a discussão de assuntos que integram o dia a dia dos fazedores de arte e cultura do município de Mossoró. “Esse é um momento ímpar e necessário para que todos os segmentos culturais do município e do Rio Grande do Norte se faz necessário que a gente venha. Esse é o momento de a gente estar cobrando, buscando a efetivação de direito que é assegurado aos artistas em todos os segmentos culturais nas instâncias federal, estadual e municipal”, pontuou Zé Mulher, agente cultural.

Zé Mulher, agente cultural. Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM).

“Aqui é um espaço onde se abre para discussões, para um grande momento de os artistas da nossa terra exporem os problemas encontrados nas políticas pública e cultural, para podermos ter um aumento de discussão para a elaboração do plano municipal para levarmos à Conferência Estadual. E ainda, tendo em vista esses momentos que acontecem no município, na classe artística onde é realizada essa conferência, para ser feito o plano de cultura, para levar para o Estado, tendo em vista a grande Conferência Nacional de Cultura que se realizará próximo ano, 2024. Toda classe produtiva de arte e cultura do município de Mossoró foi convidada a estar presente a esse grande momento de discussão, um espaço democraticamente aberto para a gente trazer uma maior qualidade para a cultura do nosso povo”, explicou William Bruno, coordenador de Promoção e Difusão Cultural do município.

Frabrízio Terra, um dos participantes da Conferência Municipal de Cultura, diz: “É algo muito importante para a gente participar, estar dentro desse movimento, porque é algo que acontece o ano todo. É algo que a gente estava com muita expectativa para vir com melhorias e para a gente conseguir cada vez mais estar próximo da cultura”, disse o presidente da ‘Junina Luar de Pratas’.

Frabrízio Terra, presidente da ‘Junina Luar de Pratas’. Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM).

“A gestão atual tem feito esse diálogo e acompanhado bastante a escuta da classe. Os eventos já têm acontecido conforme a classe necessita e a cultura tem agregado à classe, trazendo-a cada vez mais próxima para a gestão”, acrescentou Igor Ferradaes.

Na programação da conferência: aprovação do regimento, painéis, grupos de trabalho, eleição de delegados e Conselho Municipal. Os participantes do evento debatem os seguintes eixos temáticos: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do acesso à Cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)