quinta-feira - 01/02/2024

“Mossoró Realiza”: Construções dos três CAPSs estão em ritmo acelerado

Por: Ítalo Mikael

As obras dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) estão em ritmo acelerado, visando melhorar os atendimentos oferecidos. Os CAPSs são unidades de saúde mental que têm como objetivo promover o cuidado, a reabilitação psicossocial e a reinserção social de pessoas com algum tipo de transtorno mental. Isso contribui para a otimização do acolhimento e tratamento dos pacientes, garantindo-lhes um ambiente adequado e acolhedor.

Além disso, o ritmo acelerado das obras demonstra o compromisso da Prefeitura de Mossoró em proporcionar uma estrutura física eficiente e confortável que garante um atendimento de qualidade. “Estamos aqui hoje para mostrar o andamento da obra do CAPS infantil, do CAPS 2 e ainda do CAPS álcool e droga. São três CAPS que irão substituir hoje os espaços locados que existem na cidade, que não tem a qualificação exigida em sua parte estrutural. Então será mais saúde em um equipamento com toda qualidade para o atendimento”, frisou Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.

Morgana Dantas, secretária de Saúde

O investimento nas obras dos CAPSs reflete a importância dada à saúde mental no município e a busca por uma assistência mais humanizada e inclusiva.

“Estamos hoje fazendo visita às obras dos CAPS que estão aceleradas, com muita gente trabalhando gerando emprego e renda. Estamos investindo aqui no CAPS Adulto mais de 3 milhões e 600 mil reais, no CAPS Álcool e droga R$ 2 milhões e 200 e no infantil também 2 milhões e 100 reais, então um investimento de mais de 9 milhões de reais nos três equipamentos”, detalhou Rodrigo Lima, titular da Secretaria de Infraestrutura.

Com essas melhorias, haverá a ampliação do acesso aos serviços de saúde mental, contribuindo para a promoção do bem-estar psíquico da população. A senadora Zenaide Maia teve um papel importante para garantir os recursos para construção desses e de outros equipamentos de saúde, a parlamentar ficou satisfeita ao ver o progresso das obras.

Zenaide Maia, senadora da República

“Hoje, visitando obras de equipamentos que têm uma importância fundamental na saúde do povo de Mossoró. E dizer o seguinte, esse CAPS-AD, a gente já passou pelo CAPS-2, que é justamente tratar a saúde mental psicológica, e a gente sabe que o Brasil hoje tem uma necessidade imensa. Existe uma demanda reprimida de pessoas depois da pandemia, que ficaram com problemas de saúde mental, e também que muitos quando têm problemas de saúde mental, procuram fuga no álcool ou na droga. Nesses equipamentos teremos um local digno de trabalho tanto para os trabalhadores da saúde como para a população que vai ser atendida”, ressaltou Zenaide Maia.

Na rua Amaro Duarte, no bairro Nova Betânia, acontece obras na construção do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS AD III). No local; também está sendo construído o Centro de Atenção Psicossocial Antônio Herculano (Caps II) no bairro Abolição II, está sendo construído o Caps Infantil,  as equipes seguem trabalhando de forma acelerada, adiantando o cronograma elaborado pela Prefeitura.