sexta-feira - 27/10/2023

Mossoró realiza capacitação sobre câncer de mama para profissionais da Atenção Primária à Saúde

Por: Thiago Braga

A Prefeitura de Mossoró realizou na tarde desta quinta-feira (26), atividade voltada aos médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde (APS) do município. O evento integra a programação da campanha “Outubro Rosa” e abordou aspectos que envolvem o rastreamento oncológico na mulher. O encontro aconteceu no auditório do Serviço Social do Comércio (Sesc).

A atividade contempla uma série de ações que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), desde o início do mês. Além da população atendida pelas equipes nos equipamentos públicos, a campanha “Outubro Rosa” também traz eventos voltados aos profissionais de saúde.

A palestra ministrada pela Dra. Cláudia Leite Rolim Moreira Paiva abordou importantes aspectos para rastreio do câncer de mama. A oncologista pontuou acerca do autoexame das mamas; exames clínicos das mamas; mamografias; ultrassonografias; ressonâncias. Além disso, destacando importantes pontos para o bom exame de rastreamento que envolve fatores como acesso, agilidade, melhores evidências e informação.

Dra. Cláudia Leite Rolim Moreira Paiva, oncologista.

“Foi um momento muito rico, onde a médica palestrante fez a exposição não só sobre o rastreamento oncológico de câncer de mama, mas sobre vários tipos de câncer. Abordou ainda o rastreamento oncológico do câncer de próstata, câncer de pulmão, câncer de colo do útero. Foi um momento riquíssimo para os enfermeiros e médicos da Atenção Primária em Saúde”, destacou Suiann Costa, coordenadora de Saúde da Mulher do município.

A programação da campanha “Outubro Rosa” em Mossoró segue pelos próximos dias com ações nas zonas urbana e rural, visando à prevenção à doença, disseminação de conhecimento, promoção de saúde e mais qualidade de vida.

"OUTUBRO ROSA" – Campanha internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. O movimento, celebrado anualmente, pretende compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

BRASIL – Em 2018, a Lei nº 13.733 instituiu o mês de conscientização sobre o câncer de mama. No período, são desenvolvidas as seguintes atividades, entre outras: iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa; promoção de palestras, eventos e atividades educativas; veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners, em folders e em outros materiais ilustrativos e exemplificativos sobre a prevenção ao câncer, que contemplem a generalidade do tema.