terça-feira - 12/03/2024

“Mossoró Limpa”: Prefeitura realiza mutirão de limpeza no bairro Sumaré

Por: Ítalo Mikael

A Prefeitura de Mossoró está promovendo nesta terça-feira (12), uma grande operação de limpeza no bairro Sumaré, contemplando todas as ruas da comunidade. A iniciativa é coordenada e executada pela secretaria Municipal de Urbanismo, Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semurb), através do programa “Mossoró Limpa”. Além da limpeza, as ações visam orientar a população sobre o descarte irregular de lixo em terrenos baldios, com objetivo de combater problemas como a proliferação de insetos, roedores, mau cheiro e possíveis doenças.

“Mais uma ação do programa “Mossoró Limpa”, dessa vez no bairro Sumaré. Tanto na limpeza, na iluminação, com serviços ofertados pela Semurb, dando uma geral em todas ás ruas. Nós queremos que o cidadão ande nas ruas e sinta que Mossoró foi transformada. Uma cidade limpa e bonita de se viver, uma cidade linda. Tanto para os moradores, como também para os visitantes”, destacou Miguel Rogério, titular da secretaria Municipal de Urbanismo, Meio Ambiente e Serviços Urbanos.

Miguel Rogério, titular da Semurb

A Semurb orienta os moradores sobre a correta destinação dos resíduos, incentivando a utilização dos serviços de coleta disponibilizados pela prefeitura, como a coleta regular domiciliar, coleta seletiva e pontos de entrega voluntária. Além disso, a população pode denunciar casos de descarte irregular, contribuindo para a preservação do meio ambiente e da saúde pública.

Podas de árvores e lixo descartado de forma irregular nos canteiros
​​​​​​

“A colaboração de todos é essencial para manter a cidade limpa e segura. É necessário que a população nos ajude. Não jogue lixo nos canteiros, não coloque sofá, cama e muitas coisas que nós temos encontrado em várias locais. Aguarde a equipe que faz a coleta de lixo, temos uma programação religiosamente em dia, em todos os bairros, três vezes por semana. Então cidadão, guarde seu lixo dentro de casa, coloque para fora no dia que vai passar a máquina coletora e espere que os garis peguem esse lixo”, concluiu Miguel Rogério.

A conscientização da população é fundamental para educar sobre a importância de evitar o descarte irregular de lixo, já que além dos impactos visuais negativos, como sujeira nas ruas e terrenos baldios, há também consequências para o meio ambiente e para a saúde pública.

“Eu acho muito importante a limpeza da comunidade aqui, porque evita insetos. Infelizmente o pessoal coloca lixo nos canteiros e terrenos baldio para não acumular tanto inseto, porque havendo limpeza, o inseto não fica nas casas”, disse o morador Edivan Pedro.

Edivan Pedro

No inverno, a ampliação das ações de limpeza é fundamental. “No período de chuvas o mato cresce rápido, aumenta a quantidade de muriçocas, gera acúmulo de água. A prefeitura está de parabéns por estar cuidando da nossa comunidade. A coleta de lixo acontece normalmente aqui. Só tem que fazer nossa parte e agradecer”, declarou a aposentada Aldelita Nogueira.

Aldelita Nogueira