quarta-feira - 10/04/2024

“Mossoró Inclusão”: professores do Atendimento Educacional Especializado passam por formação

Por: Maricelio Almeida

A programação do projeto “Mossoró Inclusão” contou nesta quarta-feira (10) com uma formação direcionada a professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Rede Municipal de Ensino. Os docentes participaram da primeira atividade do ano do curso “AEE: Por infinitas formas de aprender”, que trabalhou a temática “Além das palavras: a comunicação alternativa e aumentativa com experiência para a aprendizagem”. O encontro ocorreu no auditório da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.

“Estamos dando continuidade à formação (realizada anualmente) com os professores do AEE, e muito felizes com a chegada dos novos professores. A Rede está ampliando o atendimento nas salas de recursos multifuncionais que já existiam e abrindo novas salas. É com essa alegria que iniciamos esse processo de formação, nesse ‘Abril Azul’”, pontuou Leilimar Bezerra, coordenadora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Leilimar Bezerra

A ampliação da quantidade de salas de recursos multifuncionais voltadas para o Atendimento Educacional Especializado é um dos avanços conquistados nesta gestão no que se refere à Educação Especial. No início de 2021, a Rede Municipal de Mossoró contava com apenas 14 unidades contempladas com salas de AEE, em funcionamento, número que saltou para 30 e que chegará a 34 em breve.

“A gente está ampliando o serviço da Educação Especial na Rede, com novos professores do Atendimento Educacional Especializado, e esse curso visa fortalecer o trabalho dos profissionais do AEE nas ações inclusivas, nesse momento abordando a comunicação aumentativa e alternativa”, destacou Selma Bedaque, da equipe da Coordenadoria de Educação Especial da SME e responsável por ministrar a formação desta quarta-feira.

Selma Bedaque

Os professores que participaram da atividade enalteceram a iniciativa da Prefeitura de Mossoró. “Estou na Educação Especial desde 2008. Esse trabalho, que faço com muito amor, é muito importante para o desenvolvimento e a aprendizagem das nossas crianças. A formação é muito rica e valiosa na troca de ideias, de conhecimento”, disse Vera França, da Escola Municipal Deusdete Cecílio de Araújo, região do Mulunguzinho, zona rural de Mossoró.

Vera França

Vanda Floriano, que atua há quase 25 anos na Escola Municipal José Benjamim, também elogiou o Programa de Formação Continuada e o novo momento vivenciado pela unidade em que trabalha após revitalização completa promovida pela Prefeitura. “São formações muito valiosas. Estou há exatamente 24 anos e 11 meses na Escola José Benjamin, que melhorou bastante. A nossa sala é bem ampla, climatizada e agradável. A reforma foi muito significante para os alunos, deu uma condição bem melhor”, disse.

Vanda Floriano

José Aldo é um dos novos professores do AEE, com atuação na Escola Municipal José Gonçalves, na comunidade São João da Várzea, zona rural. Ele conta no que a formação contribui para o seu trabalho diário com os alunos. “É muito importante para que o profissional da sala de atendimento possa se capacitar sempre mais. Essa formação continuada, desse programa ‘Mossoró Inclusão’, nos impulsiona cada vez mais a fazer um bom trabalho pela comunidade escolar. Estou achando maravilhoso, porque realmente é um trabalho que a gente faz por amor”, concluiu.

José Aldo