sexta-feira - 29/10/2021

“Mossoró Iluminada”: Rua Venceslau Braz recebe tecnologia das luminárias de LED

Por: Thiago Braga

A modernização e ampliação da rede de iluminação pública do município se dá a partir do programa “Mossoró Iluminada”. Os trabalhos da Prefeitura de Mossoró seguem em evolução percorrendo bairros e comunidades com a tecnologia das luminárias de LED. Nesta sexta-feira (29), a Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB) realizou substituição das lâmpadas de vapor de sódio por LED no canteiro central da rua Venceslau Braz, na zona Norte da cidade.

As equipes de infraestrutura e serviços urbanos do munícipio percorreram a extensão de toda rua substituindo as antigas luzes amarelas por luminárias em LED.

Dentre os benefícios das lâmpadas de LED estão: alta eficiência luminosa, proporcionando aumento da segurança; alta eficiência energética, reduzindo em até 70% os custos com energia elétrica; longa vida útil das luminárias, reduzindo trocas; redução dos custos com manutenção.

Além dos benefícios acima listados, as novas luminárias proporcionam maior conforto visual à população em comparação com as lâmpadas de vapor de sódio. Os impactos ao meio ambiente também são diferenciais das lâmpadas de LED em relação as lâmpadas convencionais.

As instalações e substituições de lâmpadas em Mossoró acontecem diariamente. A SEIMURB realiza serviços de segunda a sexta-feira, contemplando bairros da zona urbana. Nos finais de semana os trabalhos se concentram nas comunidades da zona rural.

Histórico

De acordo com dados da Secretaria de Infraestrutura, de 2016 a 2020, isto é, num período de cinco anos, o município realizou a substituição de 9.296 luminárias. Em 2021, a Prefeitura de Mossoró prevê a instalação de 10 mil lâmpadas, modernizando pontos com substituições de lâmpadas de vapor de sódio por LED. Além disso, o programa “Mossoró Iluminada” também tem o objetivo de ampliar a rede levando iluminação pública para locais ainda não atendidos.

Para os próximos anos, o “Mossoró Iluminada” prevê metas que contemplam todos os bairros da cidade e comunidades da zona rural, com números superiores em relação aos últimos cinco anos, objetivando deixar Mossoró 100% iluminada com lâmpadas LED até 2023.

Metas

Em 2021: 10.000 luminárias substituídas

Em 2022: 12.000 luminárias substituídas

Em 2023: 15.000 luminárias substituídas

Investimento

O investimento total na ampliação e modernização da iluminação pública de Mossoró é de cerca de 30 milhões de reais para levar tecnologia e segurança para todos os bairros e comunidades do município.