quarta-feira - 15/09/2021

Modernização da iluminação pública proporciona segurança à população

Por: Thiago Braga

Mossoró avança e a cada dia que passa se torna uma cidade mais moderna e tecnológica a partir do trabalho realizado pela Prefeitura Municipal de Mossoró. A Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB) segue levando os benefícios do “Mossoró Iluminada” para bairros e comunidades em todas as regiões. Seja na zona urbana ou rural, a transformação é uma realidade com a substituição das lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED.

A chegada das novas lâmpadas à Rua Flávio Paula, no bairro Santo Antônio, zona Norte da cidade, alegrou os moradores que receberam com entusiasmo as equipes que realizam os serviços do programa “Mossoró Iluminada”.

“Eu adorei quando o carro chegou para instalar essa nova luz de LED aqui na minha rua. Está sendo tudo de bom essa novidade para nós moradores do bairro. Ave maria!, tudo que a Prefeitura está fazendo eu estou gostando, pois são melhorias. Antes, era horrível porque quando queimava uma lâmpada demorava muito para botar outra e agora a troca é feita com rapidez”, disse Maria Auxiliadora que acompanhou o passo a passo das trocas de lâmpadas convencionais por luminárias LED.

Mais segurança e luminosidade estão entre os principais benefícios citados pela população. “Eu penso que agora vai melhorar, vai ficar mais claro com essa luz de LED. Antes, era mais escuro, mas com essa troca que estão fazendo eu acredito que vai ficar bem melhor”, contou o morador Valcemir Alves.

Da calçada de sua casa, dona Maria Francisca observou com atenção o trabalho das equipes na substituição das antigas lâmpadas amarelas que saíram dos postes da rua para dar destaque à iluminação em LED. “Aqui antes a luz era fraca, não era LED. Agora, está 100% melhor, pois clareia mais, né? É tão boa essa luz que eu consigo até achar uma agulha no chão de tão forte que ela ilumina, uma maravilha pra nós”, revelou a moradora.

A iluminação em LED ainda proporciona outros benefícios, tais como: alta eficiência em luminosidade; alta eficiência energética, reduzindo em até 70% os custos com energia elétrica; longa vida útil das luminárias, reduzindo trocas; redução dos custos com manutenção.

“As nossas equipes estão trabalhando todos os dias, de domingo a domingo. Vamos modernizar e ampliar o sistema de iluminação pública de Mossoró. Nossa meta é até o final de 2023 tornar Mossoró uma cidade 100% iluminada com lâmpadas LED”, informa Rodrigo Lima, secretário municipal de Infraestrutura.

Maria Auxliadora, moradora da Rua Flávio Paula, celebrou a chegada das lâmpadas de LED, (Foto: Wilson Moreno/PMM)