quinta-feira - 20/07/2023

Mossoró é a segunda cidade do RN a ter um Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência Letal e Intencional

Por: Solange Santos

Em ato solene, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) inaugurou na tarde desta quinta-feira (20) o Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência Letal e Intencional (Nuavv). O evento contou com a presença do prefeito Allyson Bezerra e de secretários municipais, procuradora-geral de Justiça do RN, integrantes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), de promotores de Justiça, entre outras autoridades e órgãos parceiros.

“Estamos aqui para reafirmar ao Ministério Público a nossa intenção de sermos parceiros em todos esses projetos, que a gente consiga, de fato, fazer esse enfrentamento à violência de uma forma geral. E esse é um núcleo voltado a dar uma atenção às vítimas de violência, ampará-las”, declarou o prefeito Allyson Bezerra.

Mossoró é a segunda cidade do Estado a receber a unidade do Nuavv. O objetivo do Núcleo é fortalecer a proteção integral às vítimas que sofrem indiretamente com crimes violentos. Um atendimento que, segundo a procuradora-geral de Justiça do RN, Dra. Elaine Cardoso, será humanizado, com acesso à informação, orientação jurídica, reparação e acompanhamento psicológico, social e de saúde.

“O Nuavv foi implantado no Ministério Público do Rio Grande do Norte, primeiramente em Natal, e essa é a nossa segunda unidade, que tem por finalidade precípua a atenção integral às pessoas que foram vitimadas não de forma direta, mas de forma indireta pela violência letal e intencional. Esse Núcleo vem com essa perspectiva de humanização, acolhimento, com a proteção integral às pessoas que passam, infelizmente, por esse tipo de experiência”, enfatizou.

O Núcleo será coordenado pelo Dr. Vinícius Lins, coordenador do Centro de Apoio às Promotorias Criminais (Caop-Criminal). “É um núcleo voltado ao atendimento de familiares de vítimas de homicídio, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e feminicídio. Este núcleo funciona com a equipe multiprofissional, formada por assistente social, psicólogo, assessor jurídico. Os familiares são acolhidos, ouvidos, recebem cuidados e são assistidos no exercício de três direitos fundamentais: direito à informação, direito à proteção e o direito à participação efetiva na investigação e no processo”, pontuou.

O coordenador do Núcleo ainda explica sobre as formas de acessar o serviço. “São várias formas de acessar o serviço. A primeira é comparecer à sede das Promotorias de Justiça da Comarca de Mossoró. O principal canal é através do WhatsApp: 99972-4056, que facilita o acesso de quem não pode se deslocar, e é um aparelho que já está com a equipe”, concluiu.