quinta-feira - 04/01/2024

Mossoró Digital: Prefeitura inicia implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

Por: Italo Bruno

Com o intuito de promover a eficiência administrativa e modernização dos serviços, a Prefeitura de Mossoró passa a contar com o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A ferramenta foi desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), e serve como instrumento de gestão de documentos e processos eletrônicos. Com alto padrão em segurança, ela possibilita maior agilidade no encaminhamento de solicitações, além de promover uma maior transparência nas atividades do município.

A implementação do sistema faz parte do Programa Mossoró Digital, onde na prática, a ferramenta vai desburocratizar ainda mais o serviço público e agilizar o atendimento ofertado à população. Todos os processos ficarão registrados e armazenados de forma segura, com auditoria, trazendo mais lisura e transparência no gerenciamento e consulta dos processos públicos.

O SEI é uma ferramenta eficiente e que integra o Processo Eletrônico Nacional (PEN), uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônico.

Os documentos e processos eletrônicos produzidos ou inseridos no Sistema Eletrônico de Informações dispensarão a necessidade a sua formação e tramitação física. Além disso, os processos eletrônicos devem ser protegidos por meio do uso de métodos de segurança de acesso e de armazenamento em formato digital, a fim de garantir autenticidade, preservação e integridade dos dados.

O sistema é utilizado por grandes instituições públicas pelo motivo da segurança cibernética, redução do tempo de realização das atividades, como também por permitir a junção de diversas funcionalidades capazes de promover a eficiência processual administrativa.

Com esta transformação digital, a Prefeitura de Mossoró fortalece ainda mais a proteção de dados, agiliza e organiza os processos internos e oferece um serviço eficiente e de mais qualidade ao mossoroense. Representa uma mudança fundamental na forma como a gestão interage e serve à população.

A implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) está oficializada por meio do Decreto nº Nº 6.993, de 28 de dezembro de 2023. O documento está publicado no Diário Oficial de Mossoró (DOM).