quinta-feira - 18/05/2023

Mossoró celebra o Dia Nacional de Luta Antimanicomial com programação cultural

Por: Thiago Braga

A Prefeitura de Mossoró realizou na manhã desta quinta-feira (18), programação alusiva ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial. No município, a celebração da data aconteceu na Praça Rodolfo Fernandes mobilizando a sociedade para a temática acerca dos cuidados com a saúde mental no país.

Na programação do Dia Nacional de Luta Antimanicomial: apresentações de teatro, recitais de poesias, música, pintura, entre outras expressões artísticas. “Nós, profissionais, já estamos nessa luta há mais de 30 anos. Hoje, 18 de maio, uma data que foi institucionalizada a luta em prol das pessoas que estavam em situação de sofrimento, presas em manicômios e sanatórios. Esse dia de hoje é a comemoração, mostrando que é possível promover a inclusão, a ressocialização, enaltecendo a luta antimanicomial”, frisou Adriano Freitas, gerente de Saúde Mental do município.

O evento alusivo ao dia 18 de maio organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reuniu profissionais, pacientes e familiares atendidos pela rede de saúde nos diversos equipamentos. “É dia muito importante que marca uma luta buscando os direitos das pessoas nas suas liberdades e autonomias. Hoje, as pessoas têm seus direitos respeitados e são assistidas de forma humanizada com tratamentos diferenciados. Um dia para que possamos conquistar mais e avançar nas melhorias na área, sempre em evolução”, destacou Camila Holanda, psicóloga e diretora CAPS II - Antônio Herculano Soares de Oliveira.

Egislândia Oliveira, diretora de Atenção Especializada à Saúde do município.

“Hoje é um dia muito importante, 18 de maio, na busca pela garantia dos direitos das pessoas que vivem em sofrimento mental. Na ação, na praça, estamos mostrando para a sociedade que essas pessoas precisam de acolhimento, inclusão e liberdade. Liberdade para expressar seus sentimentos e angústias. E nós, profissionais de saúde, devemos estar preparados para a escuta e acolhimento”, declarou Egislândia Oliveira, diretora de Atenção Especializada à Saúde do município.

A campanha de luta antimanicomial busca chamar a atenção da população sobre a luta dos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta se encontra a ideia de que não se deve isolar essas pessoas da sociedade, combatendo assim o preconceito e promovendo a inclusão.

DIA 18 DE MAIO - Há mais de 30 anos, um encontro de grupos favoráveis a políticas antimanicomiais foi realizado no país buscando uma nova reforma psiquiátrica do sistema brasileiro. Em decorrência da relevância desse trabalho e esforços dos movimentos, a data 18 de maio se tornou o Dia da Luta Antimanicomial.

A data é um marco para a saúde mental, bem como as lutas que no decorrer dos anos foram evidenciadas para diminuir o preconceito e promover qualidade de vida às pessoas com transtornos e sofrimento mentais.