quinta-feira - 17/09/2026
Mossoró celebra “Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência” com programação variada
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2025, Mossoró tinha 23 mil PcDs
Por: Solange Santos
Em comemoração ao “Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência”, associações de PcDs e o Conselho da Pessoa com Deficiência de Mossoró (CMDPD) preparam uma programação toda especial para conscientizar a população sobre o respeito e a valorização que esse público merece.
No próximo sábado (19), acontecerá a “Multa Moral”, às 7h30, em frente à Praça do Pax, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de respeitar as vagas de estacionamento reservadas aos PcDs. No domingo (20), será realizada, às 16h, uma caminhada, atendimentos e serviços na Praça do Teatro. Na segunda-feira (21), no Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, às 19h, a Cia Artes sem Limites irá apresentar um espetáculo musical, com o tema “Preconceito”, envolvendo um elenco com cerca de 50 integrantes entre elenco e equipe técnica.
“Estamos vivendo a Semana da Pessoa com Deficiência, dentro do ‘Setembro Verde’, com o tema ‘Existir, Participar e Pertencer’. E preparamos três momentos muito especiais em Mossoró. Nesse sábado, vamos às ruas com a ‘Multa Moral’, uma ação de conscientização para chamar atenção para o respeito às vagas e aos direitos das pessoas com deficiência. No próximo domingo teremos uma caminhada e na segunda-feira o espetáculo musical ‘Preconceito’. Toda essa programação tem como objetivo conscientizar a população sobre o respeito aos PcDs”, declarou Aliane Medeiros, presidente do CMDPD.
Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2025, Mossoró tinha 23 mil PcDs, representando 9,1% da população do município, registrando a cidade como a maior proporção de pessoas com deficiência de todo o Rio Grande do Norte.
“Mossoró tem evoluído muito, eu posso falar como pessoa com deficiência que sou, que nossa cidade, hoje em dia, é referência para vários municípios em questão de acessibilidade. A questão dos eventos culturais, Mossoró hoje é referência nesse sentido, como o ‘Mossoró Cidade Junina’ e o ‘Sal & Luz’, por exemplo, temos o Camarote da Inclusão, onde podemos assistir os eventos com toda segurança. A inclusão não é favor, é um direito nosso e Mossoró tem avançado muito nesse quesito”, enfatizou Cláudia Medeiros, coordenandora do Fórum de Mulheres com Deficiência.