terça-feira - 23/02/2021

Moradores do Belo Horizonte são orientados sobre importância do serviço de saneamento básico

Por: DIRETI

Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB) estão orientando a população mossoroense para a importância e benefícios dos serviços de saneamento básico. Na manhã desta terça-feira, 23, os profissionais atuaram nas ruas do bairro Belo Horizonte, zona Sul da cidade.

O trabalho das equipes é diário e acontece por meio de visitas as residências em ruas que já possuem a rede de saneamento básico ativa. “Estamos atuando em conjunto com o Desenvolvimento Social, de porta em porta, nas ruas do Belo Horizonte, identificando os moradores que ainda não fizeram o serviço de interligação de suas casas para a rede coletora de esgoto”, explicou Laisy Menescal, engenheira civil.

A intenção é que o trabalho seja realizado em parceira com os moradores, pois é através dos relatos deles que as equipes traçam diretrizes para solucionar os problemas verificados nas visitas.

“A gente entende que ainda há pessoas que por várias razões não realizaram o serviço de interligação, pois são muitos os fatores que acabam levando para essa realidade. Sabemos que existem situações de residências que não têm sequer a fossa séptica. Em outras, há valas a céu aberto. Por isso, estamos trabalhando para esclarecer que a população é parte muito importante neste processo que estamos construindo”, evidenciou Juliana Rolim, engenheira civil do setor de saneamento básico da SEIMURB.

Rita Freire, moradora da Rua Irineu de Andrade, no Belo Horizonte, já possui em sua casa o serviço de interligação e vê na obra bons resultados. “Aqui melhorou muito, pois há muitos anos esperávamos por essa obra. Graças a Deus o serviço foi feito e só tenho a agradecer as equipes da Prefeitura”, destacou a aposentada.

"Depois da obra melhorou tudo, pois quando não tinha saneamento básico eram muitas as dificuldades. Agora, usamos a descarga, a pia. Isso representa melhor qualidade de vida pra nós. Vale muito a pena esse serviço", comentou a moradora Luciene Vieira de Melo.

Trabalho é realizado de porta em porta. (Foto: Wilson Moreno/PMM)

A SEIMURB ressalta que o trabalho de cuidado e atenção com o meio ambiente e vida das pessoas proporciona uma série de benefícios como a diminuição de doenças de veiculação hídrica, como a diarreia e a dengue. Além disso, há a valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida da população.