quinta-feira - 21/10/2021

Moradores do Assentamento Mulugunzinho recebem questionários do censo rural

Por: Edinaldo Moreno

Equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), responsável pelo censo rural, esteve no Projeto Assentamento Mulugunzinho, zona rural de Mossoró.

Ney Maranhão destacou que o censo rural já percorreu pouco mais de 60% das comunidades cadastradas para receberem os questionários completo e simples. Ao todo, a SEADRU pretende visitar 117 comunidades rurais.

“Visitamos hoje a comunidade rural de Mulugunzinho. A localidade conta com aproximadamente 122 famílias residentes aqui. Destas, 22 delas responderam ao questionário completo e os demais ao simples. Já ultrapassando mais ou menos 60% de toda a população.

O questionário completo é entregue a 20% da população de todas as comunidades. Já o simples será para 100% da população rural. As famílias terão 90 dias para entregar o documento, a contar da data da visita e entrega do documento.

“O questionário do Mossoró Rural é um questionário socioeconômico que tanto tem perguntas sobre sexo, idade, parte econômica, o que eles produzem, o que plantam, o que eles criam e se eles têm atrativos bancários ou se já fizeram algum empréstimo bancário, etc”, explicou Maranhão.

Levantamento mais recente da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) mostra que mais de cinco mil famílias de 61 comunidades rurais de Mossoró já receberam os questionários simples e complexo do censo rural que está sendo realizado pela Prefeitura de Mossoró, através da SEADRU, desde meados do mês de julho deste ano.

De acordo com a pasta municipal, receberam os documentos 5.257 famílias. Foram entregues 4.205 questionários e 1.051 completos. A Secretaria estima que quase 19 mil pessoas foram atingidas pelo censo rural até o momento.

A Secretaria de Agricultura explica que o censo rural consiste na formação de um banco de dados dos produtores e moradores das mais de 110 localidades rurais cadastradas. A medida faz parte das ações que serão desenvolvidas pelo programa Mossoró Rural.

A iniciativa da Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Agricultura, tem o incentivo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Banco do Nordeste (BNB) e Projeto Sabiá.