terça-feira - 19/11/2019

Ministério da Agricultura inicia auditoria para aquisição do selo SISBI em Mossoró

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) iniciou nesta segunda-feira, 18, em Mossoró uma auditoria orientativa no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), com objetivo de buscar equivalência federal na fiscalização de produtos de origem animal e vegetal, e a aquisição do selo Sistema Brasileiro de Inspeção dos Produtos de Origem Animal(SISBI). A prefeita em exercício Nayara Gadelha acompanhou a visita dos fiscais à Secretaria Municipal de Agricultura.

Luís Eduardo da Silva, auditor fiscal agropecuário, falou sobre a importância do selo para o município. “Uma vez aderido ao SISBI, as empresas registradas no Serviço de Inspeção Municipal, com equivalência, passam a poder comercializar em âmbito nacional”, explicou.

Segundo ele, não há como definir um prazo para o resultado. “Vai depender do resultado da auditoria e da continuidade do processo documental que é feito em Brasília, em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura”, continuou.

A auditoria fiscaliza toda parte estrutural e documental do SIM e das empresas que foram indicadas para o serviço de inspeção. No caso de Mossoró foram quatro: um abatedouro, uma empresa de laticínio, uma de beneficiamento de mel, e uma indústria de pescados.

O secretário de Agricultura, Jean Carlos Vieira, ressaltou que o benefício da adesão do Selo será não só para Mossoró, mas vai viabilizar os produtos da agricultura familiar de toda região. “Mossoró é polo da agroindústria na região e a equivalência virá para valorizar ainda mais o nosso produto e os nossos produtores”, afirmou.

A prefeita em exercício, Nayara Gadelha, destacou que é um ganho para a economia do município a adesão do selo. “Será importante não só para consolidar Mossoró como esse polo produtivo e atrativo para agroindústrias, e também para combater a clandestinidade”, concluiu.