terça-feira - 14/04/2026
Merendeira de escola municipal de Mossoró concorre a prêmio nacional
Com a receita “Torta Salgada de Soja com Macaxeira”, a merendeira Maria Cristina Neta já passou para a segunda etapa da competição, concorrendo com cozinheiras de escolas de todo o Brasil
Por: Sayonara Amorim
A educação municipal de Mossoró é destaque mais uma vez. A Escola Municipal Marineide Pereira da Cunha está entre as escolas no Brasil selecionadas para concorrer ao prêmio “Melhores Receitas da Alimentação Escolar”. Com a receita “Torta Salgada de Soja com Macaxeira”, a merendeira Maria Cristina Neta já passou para a segunda etapa da competição, concorrendo com cozinheiras de escolas de todo o Brasil.
Essa é a terceira edição do concurso “Melhores Receitas da Alimentação Escolar”. A iniciativa é do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com a Itaipu Binacional, por meio do programa Mais que Energia, e com o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e FADEMA, que tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho das(os) merendeiras(os) do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Maria Cristina trabalha como merendeira na Escola Municipal Marineide Pereira da Cunha há 18 anos e a forma dedicada e criativa com a qual ela prepara a merenda diariamente, conquistou o paladar dos alunos, professores e dos servidores da unidade. Ela conta que criou a receita da torta exclusivamente para o concurso e ficou sabendo que havia passado para outra fase pelas colegas de trabalho. “O diretor da escola me falou do concurso e perguntou se eu queria participar e, como gosto de cozinhar e de desafios, topei. Fiquei sabendo no último sábado que passei para a outra etapa. Que venham mais desafios”, declarou.
Para compor a receita, Cristina conta que escolheu ingredientes que já fazem parte da merenda escolar. “Eu pensei em utilizar a soja e a macaxeira porque já estão na merenda escolar e porque são alimentos saudáveis, então criei a torta para participar do concurso”, explicou.
A professora Rosely de Souza Fernandes destaca que a merendeira Cristina cozinha muito bem. “Do nada, ela cria uma receita e a comida é muito gostosa. Estamos todos aqui na escola na torcida para que ela consiga ganhar esse prêmio”, comentou Rosely.
