sexta-feira - 27/06/2025
MCJ 2025: Polo Poeta Antônio Francisco encerra programação com sucesso e aprovação do público
Por: Fábio Oliveira
Com uma programação marcada pela diversidade artística e forte presença do público, o Polo Poeta Antônio Francisco encerrou, na noite desta quinta-feira (26), suas atividades dentro da edição 2025 do Mossoró Cidade Junina. Localizado no coração do Corredor Cultural da cidade, o polo, que iniciou sua programação no dia 10 de junho, reafirmou seu papel como espaço de valorização da cultura popular e da produção artística local e regional.
A última noite contou com apresentações de Pedro Costa, Artur & Banda Serafine, além de Carlos Miranda, reunindo bom público em clima de celebração cultural. Ao longo das quase três semanas de programação, o polo abrigou ainda atrações como emboladores de coco, sanfoneiros, poetas, repentistas, humoristas e músicos de diversos gêneros, consolidando-se como um dos espaços mais plurais do Mossoró Cidade Junina.
Beatriz Otoboni, atriz paulista radicada em Mossoró, foi presença constante no espaço e destacou a importância do polo para o fortalecimento da cultura local: “Eu amei cada vez que eu vim aqui, porque foram coisas bem diferentes. Ouvi recital de cordel, e eram desde crianças até adultos recitando. E o Antônio Francisco estava aqui, então amei conhecer ele também. Ouvi sanfoneiros, coisas que eu não conhecia, então foi muito bom conhecer muita música tradicional. E aqui o ambiente é muito agradável, tem muita família, aqui também muito artesanato. Eu amei, é uma experiência incrível”
O contador Marcos Aurélio, frequentador assíduo do espaço, também fez elogios à programação e à proposta do polo: "É uma avaliação muito positiva, porque dentro de todas as possibilidades, essa é uma que nos proporciona uma alternativa. Temos o grande volume lá da Estação (Polo Estação das Artes), temos a Cidadela com diversas opções e aqui, onde tem, na minha opinião, as atividades mais culturais. Onde consegue trazer artistas com propostas diferentes que são muito positivas, eu particularmente gosto mais desse polo. Só de boa!".
Durante o período de programação, o Memorial da Resistência também foi palco de uma homenagem ao poeta que dá nome ao polo, com a exposição “Por motivos diversos”, realizada no Salão Joseph Boulier. A mostra foi encerrada no dia 22 de junho com a presença do homenageado, Antônio Francisco, que esteve presente em diversas noites de programação.
Em avaliação emocionada, o poeta mossoroense celebrou mais um ano de resistência e beleza cultural: "Este polo é um campo aberto para todas as vozes da nossa cultura. A arte popular precisa de espaços assim, onde ela não só sobrevive, mas floresce."
Para Aliane Medeiros, coordenadora do Polo Antônio Francisco, a edição 2025 cumpriu com êxito sua missão de manter viva a essência do polo:
“Foram 51 atrações no nosso palco, todos elas com grande público, muitas famílias visitando o Polo Antônio Francisco. A exposição Antônio Francisco foi muito bem visitada, encerramos hoje a oficina, a Bora Junina também, com grande público, então eu achei tudo muito perfeito, minha avaliação é essa”.

