quinta-feira - 04/07/2024

MCJ 2024 tem redução de 56% das ocorrências e queda de 35% em furtos de celulares

O "Mossoró Cidade Junina" 2024 foi um dos mais seguros da história.

Por: Italo Bruno

Equipe da Guarda Municipal em atuação no MCJ 2024 - Foto: Lucas Bulcão (Secom/PMM) Equipe da Guarda Municipal em atuação no MCJ 2024 - Foto: Lucas Bulcão (Secom/PMM)

O Mossoró Cidade Junina 2024 registrou uma redução de 56% no número de ocorrências atendidas pela Guarda Civil Municipal (GCM), além de uma diminuição de 35% no número de roubos e furtos de celulares durante a festa, de acordo com a Polícia Civil.  A queda nos números é em comparação com a edição do ano anterior, que também foi considerada bastante segura. Os dados constam em relatórios fornecidos pela GCM e Polícia Civil, atestando mais uma vez o sucesso do evento também no que diz respeito a segurança.

De acordo com o levantamento da Delegacia de Furtos e Roubos do município, durante a edição do MCJ 2024 os números de celulares furtados ou roubados apresentaram uma redução significativa, principalmente levando em conta a proporção da festa. Já em relação a GCM, durante o evento foi contabilizado apenas 23 incidentes, 18 a menos que em 2023, que registrou 41.

Os dados foram contabilizados entre todos os polos, desde a abertura com o tradicional “Pingo da Mei Dia”, até o encerramento com o “Boca da Noite”.

O aumento da segurança foi uma prioridade da Prefeitura de Mossoró para com o MCJ. A Guarda Civil Municipal (GCM), juntamente com as demais forças de segurança, marcou presença com vigilância constante e com efetivo monitorando os principais espaços do evento, atuando ostensivamente e garantindo a segurança da população. A Prefeitura atuou de forma integrada com a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Técnico-Científico de Perícia, Polícia Penal, Bombeiros Civil e Militar, Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP/RN), Centro Integrado de Operações de Trânsito e Segurança Pública (CIOTS), Conselho Tutelar, além de empresa de segurança privada.

O "Mossoró Cidade Junina" 2024 foi um dos mais seguros da história. Por dia, o evento contava com quase mil agentes de segurança espalhados por todo o Corredor Cultural. Já no Pingo e no Boca, a festa contou com cerca de 1.400 homens e mulheres.

Integram o esquema de segurança a realização de revistas em entradas e saídas, câmeras de videomonitoramento e reconhecimento facial, proibição de entrada de vidro, objetos cortantes e mesa e/ou qualquer objeto que possa ser usado como arma.

Além disso, nesta edição houve a implementação do “MCJ Seguro para Elas”, realizada pela Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal. A iniciativa teve como objetivo conscientizar a população sobre o combate à violência contra a mulher, com ações educativas de orientação para denúncia e apoio com acolhimento direcionados para órgãos de proteção à mulher. Através desse projeto, as equipes coibiram diversas situações e tranquilizaram ainda mais o público feminino.

“Isso é um reflexo do empenho das forças de segurança, trabalhando de forma integrada, além das várias reuniões de planejamento para que a festa fosse um sucesso. Ficamos felizes por contribuirmos para obtenção de bons resultados com esse árduo trabalho preventivo e ostensivo que a gente vem fazendo com toda a nossa equipe, visando atender melhor à população, preservando sempre a segurança do povo e certamente isso impacta nesses números”, destacou o secretário de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, Coronel Walmary Costa.