sábado - 12/05/2018

Mais de 20 mil mossoroenses são imunizados durante dia D de vacinação contra gripe

Neste sábado, 12 de maio, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município amanheceram preparadas para imunizar centenas de mossoroenses que se encontram dentro do grupo-alvo da 20° Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O Ministério da Saúde (MS) encaminhou para o dia D em Mossoró mais de 20 mil doses da vacina Trivalente, que protege da influenza A/H1N1pdm09, A/H3N2 e influenza B. Durante o dia de hoje todas essas doses foram aplicadas nas pessoas que se encontram dentro do grupo prioritário determinado pelo MS. Com o Dia D, Mossoró imunizou mais de 50 mil mossoroenses, o que corresponde a uma cobertura de 66%. A Prefeita Rosalba Ciarlini participou da abertura do dia D na UBS Chico Costa, no bairro Santo Antônio, acompanhada do Secretário de Saúde, Benjamin Bento. Na ocasião, ela, que é médica, contribuiu com a imunização dos pacientes no local. Dona Maria Izabel da Conceiçao, 77 anos, moradora do bairro, chegou às 8h da manhã e recebeu os cuidados da  equipe. A prefeita ainda visitou as UBSs Sinharinha Borges e Ildone Cavalcante. [caption id="attachment_4430" align="alignnone" width="1024"] "Não doeu nada", afirma Dona Maria Izabel ao ser imunizada pela Prefeita Rosalba Ciarlini.[/caption] A UBS Chico Costa preparou um espaço para as crianças brincarem e ficarem mais tranquilas antes de se imunizarem na Unidade. A iniciativa foi bem aceita pelas mães que estavam no local. A Prefeita Rosalba Ciarlini parabenizou a ideia, cumprimentou as crianças e conversou com as mães que estavam na sala de espera. O secretário de Saúde percorreu as Unidades de Saúde do Santo Antônio, Bom Jardim, Barrocas, Estrada da Raiz, Redenção, Nova Betânia, Boa Vista, Alto de São Manoel, Sumaré e os pontos de apoio no bairro Wilson Rosado e Nova Mossoró. [caption id="attachment_4431" align="alignnone" width="1024"] Dona Ilda Ferreira na sala de vacinação na UBS Joaquim Saldanha, no bairro Estrada da Raiz, ao lado do Secretário de Saúde Benjamin Bento.[/caption] [caption id="attachment_4435" align="alignnone" width="1024"] Benjamin Bento garantindo a imunização do pequenino Lucas Felipe do bairro Estrada da Raiz.[/caption] A Secretaria segue aguardando uma nova remessa das vacinas trivalentes para imunizar o restante do grupo-alvo na cidade. Assim que esses insumos chegarem ao Município, a Secretaria de Comunição Social divulgará informando à população da cidade. O dia D contou com o suporte de 39 pontos de vacinação que atenderam os mais variados públicos, sem intervalo para almoço. O MS confirmou que até o fim da Campanha todo o público-alvo de 76.845 pessoas será imunizado na cidade.