quinta-feira - 05/02/2026

Mais de 20 mil alunos começam o ano letivo 2026 na Rede Municipal de Ensino

Salas cheias e grandes expectativas por parte de alunos, professores e gestores das unidades de ensino marcam primeiro dia de aula

Por: Sayonara Amorim

Walmir Alves (Secom\PMM) Walmir Alves (Secom\PMM)

O primeiro dia do ano letivo 2026, nesta quinta-feira (5), foi marcado por salas de aula cheias e grandes expectativas por parte de alunos, professores e gestores das unidades da Rede Municipal de Ensino. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Educação (SME), mais de 20 mil alunos foram matriculados nas unidades do município.

Secretário de Educação, Leonardo Dantas destaca que o ano letivo começou com todas as unidades da rede municipal preparadas para receber os mais de 20 mil alunos. “Estamos começando hoje com todas as escolas das zonas urbana e rural preparadas para receber os alunos com toda estrutura necessária. Nos próximos dias está previsto o lançamento para este ano dos programas 'Partiu Brasil' e 'De Mossoró para o Mundo'”, acrescentou Leonardo.

O ano letivo da rede municipal já começa com a atuação em sala de aula de 800 auxiliares do Programa Incluir. Programa criado pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), dentro do programa “Mossoró Cidade Educação”, visa disponibilizar profissionais para auxiliar o trabalho dos professores em sala de aula com o apoio aos alunos com deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Para alunos, professores e gestores o início do ano letivo 2026 vem cheio de expectativas. “A minha expectativa está muito alta, já estou me preparando para a prova do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), que é uma prova muito importante e também vou me esforçar para participar do programa 'Partiu Brasil', que eu queria muito ter ido”, relatou Larissa Júlia Alexandre de Lima, 14 anos, aluna do 9º ano da Escola Municipal Maurício Fernandes da Silva.

Auxiliar veterano do Programa Incluir, Ícaro Emanoel reforça a importância do trabalho dos auxiliares nas salas de aula. “O Programa Incluir é muito importante para os alunos com deficiência e com autismo para eles se entrosarem em sala de aula com os demais alunos na parte pedagógica. As expectativas para este ano estão muito altas, nós formos preparados para receber esses alunos e agora é o momento de abraçar, de receber e incluí-los em todas as atividades internas e externas da escola”, ressaltou Ícaro.

Anterior Próximo