quarta-feira - 24/05/2023

“Maio Amarelo”: PVT realiza ações educativas com condutores de veículos

Por: Thiago Braga

A Prefeitura de Mossoró e instituições parceiras seguem com ações educativas dentro da campanha “Maio Amarelo”. No mês temático alusivo à conscientização para um trânsito seguro e responsável, as equipes realizam uma série de atividades voltadas a públicos diferentes. Nas mais recentes ações, o Programa Vida no Trânsito (PVT) reuniu condutores de veículos em dois momentos diferentes.

No primeiro encontro, o PVT promoveu atividade voltada aos motoristas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Na ação, temas específicos ao público foram abordados, considerando a campanha de prevenção aos acidentes de trânsito. A atividade abordou reflexões acerca dos desafios e importância do condutor no trânsito com palestra ministrada pela Defesa Civil de Mossoró.

Habilidades comportamentais do profissional associadas ao processo de trabalho foram abordadas em palestra ministrada pela enfermeira Jaíza Pontes. “Considero o momento como importante dentro do movimento ‘Maio Amarelo’, pois a intenção era focar diretamente nos profissionais que lidam diariamente com o trânsito, proporcionando a eles uma reflexão diante de tantos desafios que eles enfrentam diariamente ao trabalhar. Aqui neste momento pudemos trazer educação para o trânsito, reflexões sobre condutas e finalizamos com exercícios para melhorar a saúde ergométrica do condutor”, explicou Ana Leine Carlos, coordenadora do PVT.

A Faculdade Uninexus também participou do momento destacando aspectos da ergonomia do motorista e apresentação de exercícios físicos. “É um momento bastante positivo, pois é muito difícil reunir os motoristas na semana, devido às demandas que existem no setor diariamente. A parceria do setor de transportes com o PVT, nesse ‘Maio Amarelo’, trouxe essa oportunidade de em um sábado proporcionarmos momentos de lazer e informação para os colaboradores do setor de trânsito da Secretaria Municipal de Saúde”, declarou Jaedson Fernandes de Medeiros da Gerência Executiva de Transportes Gerais e Sanitário.

No segundo encontro, o PVT reuniu um novo público: motociclistas. Palestras educativas foram ministradas aos profissionais que estão inseridos na campanha “Maio Amarelo”. Participaram da ação representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Segunda Companhia Independente de Policiamento Rodoviário Estadual (2ªCIPREv), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN – Faculdade de Enfermagem (FAEN) e a empresa Motoeste Honda.

No momento com os motociclistas, ainda foram ofertados serviços de saúde como testes de glicemia e aferição de pressão arterial com orientações imediatas ao público participante. “O momento foi bastante significativo para a instituição, de forma que existe uma preocupação da empresa de contribuir de forma educativa para que os altos índices de acidente diminuam”, contou Maria Liduína da Silva, gerente de vendas da empresa Motoeste Honda.

“O PVT possui como maior característica a intersetorialidade na sua composição. Eu fico muito grata neste dia em especial poder construir uma programação com parceiros do PVT e ainda acolher novas instituições relacionadas diretamente com o trânsito. O ‘Maio Amarelo’ nos proporciona essas potencialidades de trabalhar o tema trânsito em união com vários parceiros, e espero que não só no mês de maio essas ações ocorram, mas que tenhamos a possibilidade de atingir um número maior de pessoas e salvar mais vidas", ressaltou a coordenadora do PVT.