quinta-feira - 25/05/2023

“Maio Amarelo”: Prefeitura capacita motoristas de transporte escolar

Por: Italo Bruno

A Prefeitura de Mossoró realizou na manhã desta quinta-feira (25), uma capacitação com motoristas que atuam no transporte escolar no município. A iniciativa faz parte da programação do movimento “Maio Amarelo” e aconteceu na sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) com a realização de diversas atividades teóricas e práticas.

“Como o tema deste ano do ‘Maio Amarelo’ é ‘No Trânsito, Escolha à Vida’, então a gente está fazendo nossa parte na questão da prevenção, da educação no trânsito e realizando essa capacitação, fazendo algumas manobras de salvamento em primeiros socorros. Se o condutor do veículo se deparar com algum acidente, até onde ele pode ir enquanto o Samu não chega? Tudo isso é uma preocupação, logo eles transportam crianças, por isso é sempre bom estarem preparados em possíveis situações de risco, seja em acidente, engasgos e outros, para que caso venha acontecer, eles estarem prontos para saber agir nos primeiros atendimentos”, disse a enfermeira e instrutora do Núcleo de Urgência, Iraídes Souza.

O cuidado na preparação de motoristas de transporte escolar é de extrema importância para o cotidiano educacional das crianças. Os condutores desempenham um papel fundamental no dia a dia dos alunos, sendo os principais responsáveis por garantir que eles cheguem, seja na escola ou em casa, com segurança.

A capacitação contínua desses motoristas por parte do município contribui diretamente para que eles possam lidar com os desafios dessa função. Além de aprimorarem suas habilidades de direção necessárias, eles são treinados para se sobressaírem em situações que envolvem os alunos, como comportamento seguro, primeiros socorros e medidas prévias de segurança.

“Essa programação é muito importante para a nossa profissão, pois trabalhamos diretamente com crianças. Aqui são passadas as informações básicas de conhecimento prévio em primeiros socorros, justamente nessa determinada idade, na faixa etária em que estamos trabalhando. Eu mesmo já passei por uma situação onde teve uma criança que precisou de atendimento e graças a Deus estava preparada para poder atender de forma adequada. Por isso que acho de fundamental importância essa contínua capacitação”, frisou Sheila Marinho, motorista de transporte escolar.

Durante a capacitação eles também foram instruídos sobre a importância de obedecer aos limites de velocidade, usar o cinto de segurança e evitar distrações ao volante. Além disso, os motoristas receberam dicas comportamentais de como interagir de forma correta com os alunos, garantindo um ambiente harmônico, seguro e acolhedor durante todo o trajeto.

Na parte prática, os motoristas realizaram simulações de situações de emergência, como evacuações, treinamento em primeiros socorros, técnicas de RCP (ressuscitação cardiopulmonar), procedimentos de estancamento de sangue e outros. O objetivo principal é deixar o motorista preparado e capacitado para lidar com situações adversas.

“Essa capacitação pra gente, transportador escolar, é de extrema importância devido a nossa realidade com crianças no sentido de estar sempre ativo e consciente dentro do trânsito, no intuito de fornecer uma maior segurança a todos”, pontuou o motorista Emanoel Diego.