terça-feira - 19/11/2019

Levantamento registra queda na infestação de mosquitos Aedes aegypt em Mossoró

Entre os dias 4 e 8 de novembro, equipes do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, realizaram a quarta edição do Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2019, e através dos dados obtidos pelos agentes de endemias, verificou-se uma queda no número de focos de mosquitos Aedes aegypt em Mossoró.

Para o levantamento, foram inspecionados 6.056 imóveis em diferentes bairros da cidade. Os agentes de endemias identificaram focos do Aedes aegypti em 191 imóveis visitados pelas equipes, o que representa um índice de 3,2% de infestação predial. No último LIRAa, realizado no trimestre anterior, foi registrado Índice de Infestação Predial de 4,3%.

De acordo com os dados coletados pelo Programa Municipal de Controle da Dengue, os bairros onde foram encontrados os maiores números de focos do mosquito, estão o Rincão, Costa e Silva e Pintos. A Coordenação de Endemias destaca que o levantamento é mais uma ferramenta para nortear as ações de combate a dengue realizadas pelo departamento de Vigilância em Saúde.

“Lembramos que além do trabalho constante dos agentes de endemias com o intuito de alertar a população e conscientizar sobre a importância dos cuidados para evitar o aparecimento de focos do mosquito transmissor da dengue, é fundamental que o cidadão colabore, faça sua parte, descartando corretamente o lixo, fechando os reservatórios de água, e outras medidas”, frisa a coordenação.