quarta-feira - 18/10/2023
Lei Paulo Gustavo: Prefeitura esclarece dúvidas de artistas da zona rural de Mossoró
Por: Edinaldo Moreno
A Prefeitura de Mossoró está realizando nesta quarta-feira (18) plantão para esclarecer aos artistas da zona rural como inscrever projetos nos editais da Lei Paulo Gustavo. A medida acontece em duas comunidades rurais.
A iniciativa ocorreu pela manhã na comunidade Jucuri. Artistas do polo tiveram oportunidade de esclarecer dúvidas que surgem no momento de inscrição do projeto.
“Estamos aqui no Jucuri para prestar esclarecimento a essas pessoas, de como fazer inscrição, onde podem buscar essas informações, como baixar os editais, o que o documento está pedindo, as vagas disponíveis. A nossa intenção é ver o número maior de pessoas se inscreverem nos editais”, explicou o gerente executivo da Cultura e responsável pelo plantão, Kaliu Avelino.
Ele destaca ainda quais são as principais dúvidas dos artistas em relação aos editais. “As principais dúvidas são voltadas a como utilizar e como inscrever o seu projeto. Essa medida de a Secretaria da Cultura vir até os artistas facilita a gente atingir o maior número de pessoas possível”, ressaltou.
Artistas da região estiveram presentes à Escola Municipal Ricardo Vieira do Couto. “Essa iniciativa da Secretaria da Cultura de esclarecer dúvidas da gente na zona rural é muito importante. Tenho um projeto chamado ‘Bom na Escola, Bom de Bola' e estou aqui para tirar dúvidas de como posso inscrever meu projeto na lei”, esclareceu Núbia Fernandes.
“Temos muitas dúvidas para serem esclarecidas. A Secretaria de Cultura está de parabéns em trazer essa iniciativa para nós da zona rural para nos orientar. Uma das principais dúvidas é como montar o projeto”, revelou o poeta e cordelista José Antônio da Silva, mais conhecido como Nildo da Pedra Branca.
À tarde a equipe da Secretaria de Cultura estará na comunidade Maísa. O plantão acontecerá das 14h às 16h.
OS EDITAIS
A Prefeitura de Mossoró publicou no último dia 25 de setembro, no DOM (Diário Oficial de Mossoró), aviso de licitação de dois editais voltados à seleção de projetos que serão subsidiados pela Lei Complementar n.º 195, de 8 de julho de 2022 — Lei Paulo Gustavo. Os editais serão instrumentos de fomento à cultura na cidade.
Os editais desenvolvem-se por meio de Chamamento Público. O edital para projetos culturais contempla 21 modalidades, entre elas produção de peças artesanais, artes visuais, produção circense, dança, literatura de cordel e outras.
Já o edital da área audiovisual atende nove categorias, sendo elas curtas-metragens, documentários; videoclipes; média-metragem ou webséries; audiovisual com celular; podcast em série; minidocs; cinema itinerante zona rural; e cursos de formação, qualificação e difusão cultural.
Os editais são destinados a pessoas físicas ou jurídicas, associações culturais, cooperativas culturais e Organizações da Sociedade Civil (OSC) domiciliadas em Mossoró, cadastradas como agentes culturais, indicando e comprovando experiência na área cultural.
As inscrições para os editais são on-line e acontecem exclusivamente pelo site smic.mossoro.rn.gov.br. A íntegra dos editais, que dispõem do detalhamento sobre as seleções, está acessível pelo prefeiturademossoro.com.br e também pelo endereço smic.mossoro.rn.gov.br.