quinta-feira - 06/07/2023

“Julho Amarelo” tem ação com atletas nesta sexta-feira no Ginásio de Esporte Pedro Ciarlini

Por: Fábio Oliveira

Voltada para a conscientização sobre as hepatites virais, a campanha “Julho Amarelo”, deflagrada em todo o país, tem o engajamento da Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Nesta sexta-feira (7), uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (SEMEJ), no Ginásio de Esporte Pedro Ciarlini, pretende atender, além da população em geral, atletas e ex-atletas.

A ação, que será desenvolvida das 8h às 11h e contará com orientações, vacinação e testagem, terá também a participação do médico infectologista Antônio Araújo, de Natal, vindo exclusivamente para reforçar a iniciativa.

Atletas e ex-atletas estão sendo convocados para participarem desta manhã de cuidados, quando serão oferecidos gratuitamente testagem rápida, verificação de pressão, vacinação contra hepatite B, vacinação contra Covid-19, influenza, além de distribuição de preservativos masculino e feminino. A população em geral também pode comparecer e usufruir dos serviços ofertados.

O intuito da ação conjunta entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Esporte é mapear e realizar uma busca ativa, especialmente em atletas, visando diagnosticar de forma precoce as hepatites virais.

O QUE É A HEPATITE

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool ou drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem eles se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.