quinta-feira - 28/07/2022
"Julho Amarelo": Atenção Primária realiza ação no Hospital do Rim com pacientes e acompanhantes
Por: Edinaldo Moreno
Em alusão ao "Julho Amarelo", campanha que tem a finalidade de reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais, a Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio das equipes Multidisciplinar dos distritos de saúde, realizou na tarde desta quarta-feira (27) ação no Hospital do Rim com pacientes e acompanhantes.
A atividade enfatizou a importância da testagem rápida para a detecção a hepatite do tipo C. De acordo com a coordenadora da equipe multidisciplinar, Joyce Hayanne, esta doença é silenciosa e de fácil contaminação, porém, tratável quando diagnosticada no início.
Ela explicou que a ação teve dois momentos. No primeiro direcionado aos pacientes e no segundo aos acompanhantes. “No primeiro momento fornecemos informações e orientações aos pacientes do Hospital do Rim sobre a importância da prevenção contra as hepatites virais. Já o segundo momento estivemos com os acompanhantes e também passamos as mesmas orientações”.
Hepatite é uma doença grave que ataca o fígado e geralmente é silenciosa. Podendo ser causada por vírus, uso de álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Diagnosticar a hepatite precocemente é a melhor forma de obter maiores chances de eficácia ao tratamento.
Existem 5 tipos de vírus que causam a doença, os tipos A, B, C, D (delta) e E. No entanto, no Brasil os mais comuns são os tipos A, B e C, sendo que os dois últimos costumam se manifestar sem sinais e sintomas, até atingir maior gravidade.