quinta-feira - 12/12/2024
"Jovem Promessa da Ginástica" encerra temporada com apresentações e medalhas
Por: Thiago Braga
Nesta quinta-feira (12), o Ginásio Municipal Pedro Ciarlini foi palco do encerramento das atividades do projeto "Jovem Promessa da Ginástica" 2024. Encerrando a temporada, os jovens atletas participaram de um festival de apresentações para expor ao público as habilidades na modalidade esportiva ginástica artística e receberam medalhas.
São cerca de 300 alunos que integram o projeto. São Crianças e adolescentes com idades que variam de 5 a 14 anos. Uma iniciativa que fomenta o esporte, incentivando a ginástica artística e uma série de habilidades das jovens promessas.
Ao longo do ano, são muitos os desafios superados por cada criança. "Eu aprendi muita coisa. Antes eu tinha muito medo de subir na barra, eu ficava com medo, mas é bom pra aprender. Eu gosto da trave, do solo, da barra", disse Ester Celina, 10 anos.
As jovens promessas mantêm vivo o sonho de ser tornar uma grande ginasta no futuro. "Eu tô aqui desde 2020, desde a pandemia, e ao longo desses anos, cada vez vai aumentando mais o nível de técnica, de habilidade, as manobras, principalmente, aumentando a segurança, perdendo o medo de fazer os movimentos", contou Lara Veras, 12 anos.
Na manhã especial, as crianças e adolescentes do projeto realizaram apresentações no aparelho solo. "Esse projeto é uma oportunidade da criança ingressar numa modalidade como a ginástica. Aqui no município de Mossoró, o projeto está presente há 15 anos e traz essa oportunidade para as crianças poderem desenvolver várias habilidades que são inerentes à modalidade, mas que podem ser um passo inicial para outras modalidades também. Há psicomotricidade, força, elasticidade, capacidade de salto e deslocamento, a disciplina que é muito importante que você tem dentro da ginástica. Além da parte física, ele também trabalha essa formação cidadã, onde a gente trabalha a disciplina e as crianças aprendem a conviver coletivamente e a desempenhar dentro da modalidade e as habilidades necessárias para que um dia possa tornar grandes ginastas", explicou Franklin Soares, coordenador do projeto.
O projeto, que visa descobrir e desenvolver os talentos na ginástica olímpica, foi criado em 2009 pelo Governo Federal e é executado em Mossoró pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (SEMEJ), em parceria com a Caixa Econômica Federal, Federação Norte-rio-grandense de Ginástica e Federação Brasileira de Ginástica Olímpica.
"No início deste ano, alcançamos 300 vagas no total, deste número cerca de 55% são crianças da rede pública de ensino, o que é ainda melhor. Conseguimos também melhorar o projeto em termos de mobilidade, segurança e até mesmo conforto. E chegamos agora ao final do ano, em que a gente faz sempre uma apresentação de encerramento, festejando o ano produtivo das nossas atletas, das nossas futuras ginastas, e consequentemente também premiando cada uma delas com a medalha de encerramento de fim de ano. A importância desse projeto é justamente o fomento ao esporte olímpico, a gente precisa mostrar as crianças quanto o esporte olímpico tem crescido no nosso país e precisa ser cada vez mais praticado", destacou Larissa Maciel, secretária municipal de Esporte e Juventude.