terça-feira - 31/10/2023

“Jovem do Futuro”: Prefeitura promove capacitação em parceria com Senac e Senai

Por: Solange Santos

A Prefeitura de Mossoró segue com a capacitação de mil alunos que participam do programa “Jovem do Futuro”. Nessa nova etapa conta com parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), com 19 cursos em atuação e mais 22 cursos que ainda serão iniciados.

“Inicialmente os nossos alunos tiveram a parte de discussão de formação da cidadania. Essa parte é o coração do programa 'Jovem do Futuro', proporcionar a esses jovens uma qualificação técnica, profissional, para que eles possam levar para a vida. O certificado do Senac e Senai tem grande valor e os alunos estão aproveitando essa oportunidade”, declarou a coordenadora do programa “Jovem do Futuro”, Sheyla Pedrosa.

“É uma alegria para a instituição fazer parte desse enorme projeto. Estamos muito felizes em receber esses alunos aqui no Senac. Foi um desafio organizar toda a estrutura de cursos, mobilizar laboratórios, gerenciar toda a política pedagógica para atender ao programa 'Jovem do Futuro'. Eles estão assistindo aula no Smart Lab, nossa sala de aula do futuro, e nós estamos muito felizes em fazer parte dessa parceria com a Prefeitura do Mossoró”, acrescentou o gerente do Senac, Benjamim Garcia.

Entre os cursos ofertados, os participantes do programa estão tendo acesso aos conhecimentos na área de informática com o curso do Excel e sobre técnicas de vendas.

“A experiência é muito válida, porque através desse curso estamos levando a esses jovens a oportunidade de ingressarem no mercado de trabalho por meio de cursos de tecnologia. No nosso caso, o curso de Excel é um dos mais procurados no Senac. Hoje, alguém que entra no mercado informático, o mercado de trabalho, precisa ter essas competências dos educadores”, relatou o instrutor do Senac, Cavalcante Júnior.

“O mercado de trabalho hoje é muito exigente, exige uma qualificação, vamos dizer de alto nível. A nossa função aqui nesse curso é exatamente treinar, capacitar todos esses alunos para que eles possam desenvolver suas atividades na área de negociação e vendas”, pontuou o instrutor do Senac, Antônio Fernandes.

Dos 19 cursos que estão em andamento, 42 turmas foram formadas no Senac, com carga horária de 20, 40 e 60 horas. No Senai foram montadas apenas duas turmas por razão da carga horária dos cursos ser de 160 horas.

“No primeiro momento observei a oportunidade tanto de me beneficiar com o auxílio que estamos recebendo, que vai ser para a minha faculdade, para os meus planos, como percebi a chance de fortalecer meu conhecimento, conforme os cursos que a Prefeitura está nos beneficiando como Técnico de Venda, que será algo bastante favorável para o nosso currículo no mercado de trabalho”, enfatizou o aluno Madison Thiago.

“Estou aprendendo bastante e gostando dos ensinamentos que estou recebendo”, disse a aluna Bruna Beatriz.

“Acho incrível a estrutura aqui do Senac. Essa iniciativa da Prefeitura é algo novo, as pessoas nunca tiveram uma oportunidade dessa e agora nós temos. Sinto-me orgulhoso disso, o nosso voto fez a diferença e está auxiliando a muitos jovens, não só com a bolsa, mas também a ingressar no mercado de trabalho”, concluiu o aluno Talysson Bismarcy.