terça-feira - 27/02/2024
Jornada Pedagógica 2024 tem sequência com minicursos voltados para professores
Por: Maricelio Almeida
![](https://prefeiturademossoro.com.br/uploads/thumbnails/5uer33l0sa5jxghkxxqlbbcbrnhh4f.jpeg)
Aberta na noite desta segunda-feira (26), a Jornada Pedagógica 2024 da Rede Municipal de Ensino de Mossoró tem sequência com atividades voltadas a professores e professoras de todas as etapas de ensino. Nesta terça-feira (27), docentes da Educação Infantil acompanharam o minicurso “Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: diálogos necessários”, ministrado no auditório da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) pela Prof.ª Dr.ª Giovana Carla, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).
Já para os professores que atuam nos Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental, foi ofertado nesta terça-feira o minicurso “Os multiletramentos e as práticas docentes na contemporaneidade”, no auditório da Universidade Potiguar (UnP), tendo como ministrante a Prof.ª Dr.ª Glícia Azevedo, da Universidade Federal do RN (UFRN), e o minicurso “O uso das metodologias ativas para o êxito na aprendizagem escolar”, também na UnP, sendo esse ministrado pela Prof.ª Ma. Débora Praxedes, da Secretaria Municipal de Educação (SME).
![](http://mossoro.rn.gov.br/userfiles/files/WhatsApp%20Image%202024-02-27%20at%2012_37_49.jpeg)
“O encontro traz essa possibilidade de troca, de reflexão sobre diferentes práticas, contribuindo muito para o ano letivo, possibilitando uma maior interação e uma discussão sobre o que a gente pode estar inserindo no espaço da sala de aula. Acho esse momento muito pertinente”, pontuou a professora Gislayne Sinara, que participou do minicurso realizado na Ufersa.
A professora Giovana Carla, que ministrou o minicurso “Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: diálogos necessários”, também destaca a importância da programação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação de Mossoró.
![](http://mossoro.rn.gov.br/userfiles/files/WhatsApp%20Image%202024-02-27%20at%2012_37_51.jpeg)
“Esse encontro é importante pela junção da Secretaria do Município, dos professores com a universidade. É um diálogo permanente, que precisa ser ativado. E a gente vem aqui tratar exatamente dos elementos essenciais para serem valorizados na Educação Infantil, abordando questões como formação, o brincar, das habilidades básicas para a criança que devem ser priorizadas”, explicou.
Coordenadora de Educação Infantil da SME, a professora Alaíde Andrade reforça o quanto a Jornada Pedagógica está contribuindo para a prática docente neste início de ano letivo, principalmente com os temas relevantes propostos, tanto na abertura, quanto nos minicursos. “Nós, enquanto professores, entendemos que a prática pedagógica faz parte do nosso processo formativo, processo que é permanente, pois sempre estamos em transformação. Esse tema é muito significativo para se pensar sobre o fazer do professor”, relatou.
![](http://mossoro.rn.gov.br/userfiles/files/WhatsApp%20Image%202024-02-27%20at%2012_37_53.jpeg)
A programação da Jornada Pedagógica segue nesta quarta-feira (28), com o segundo dia de minicursos. A professora Giovana Carla abordará o tema “Professores conectados: conversando sobre acolhimento na Educação Infantil”, em sala virtual, cujo link será disponibilizado a partir das 9h. Já a professora Glícia Azevedo segue com uma nova turma do minicurso “Os multiletramentos e as práticas docentes na contemporaneidade”, na UnP, pela manhã e à tarde.