terça-feira - 27/02/2024

Jornada Pedagógica 2024 tem sequência com minicursos voltados para professores

Por: Maricelio Almeida

Aberta na noite desta segunda-feira (26), a Jornada Pedagógica 2024 da Rede Municipal de Ensino de Mossoró tem sequência com atividades voltadas a professores e professoras de todas as etapas de ensino. Nesta terça-feira (27), docentes da Educação Infantil acompanharam o minicurso “Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: diálogos necessários”, ministrado no auditório da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) pela Prof.ª Dr.ª Giovana Carla, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

Já para os professores que atuam nos Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental, foi ofertado nesta terça-feira o minicurso “Os multiletramentos e as práticas docentes na contemporaneidade”, no auditório da Universidade Potiguar (UnP), tendo como ministrante a Prof.ª Dr.ª Glícia Azevedo, da Universidade Federal do RN (UFRN), e o minicurso “O uso das metodologias ativas para o êxito na aprendizagem escolar”, também na UnP, sendo esse ministrado pela Prof.ª Ma. Débora Praxedes, da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Professora Gislayne Sinara

“O encontro traz essa possibilidade de troca, de reflexão sobre diferentes práticas, contribuindo muito para o ano letivo, possibilitando uma maior interação e uma discussão sobre o que a gente pode estar inserindo no espaço da sala de aula. Acho esse momento muito pertinente”, pontuou a professora Gislayne Sinara, que participou do minicurso realizado na Ufersa.

A professora Giovana Carla, que ministrou o minicurso “Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: diálogos necessários”, também destaca a importância da programação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação de Mossoró.

Professora Giovana Carla

“Esse encontro é importante pela junção da Secretaria do Município, dos professores com a universidade. É um diálogo permanente, que precisa ser ativado. E a gente vem aqui tratar exatamente dos elementos essenciais para serem valorizados na Educação Infantil, abordando questões como formação, o brincar, das habilidades básicas para a criança que devem ser priorizadas”, explicou.

Coordenadora de Educação Infantil da SME, a professora Alaíde Andrade reforça o quanto a Jornada Pedagógica está contribuindo para a prática docente neste início de ano letivo, principalmente com os temas relevantes propostos, tanto na abertura, quanto nos minicursos. “Nós, enquanto professores, entendemos que a prática pedagógica faz parte do nosso processo formativo, processo que é permanente, pois sempre estamos em transformação. Esse tema é muito significativo para se pensar sobre o fazer do professor”, relatou.

Alaíde Andrade

A programação da Jornada Pedagógica segue nesta quarta-feira (28), com o segundo dia de minicursos. A professora Giovana Carla abordará o tema “Professores conectados: conversando sobre acolhimento na Educação Infantil”, em sala virtual, cujo link será disponibilizado a partir das 9h. Já a professora Glícia Azevedo segue com uma nova turma do minicurso “Os multiletramentos e as práticas docentes na contemporaneidade”, na UnP, pela manhã e à tarde.