segunda-feira - 23/01/2023

“Janeiro Roxo": Campanha de conscientização à hanseníase tem ações em UBSs de Mossoró

Por: Thiago Braga

A Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Mossoró, realiza neste mês ações da campanha “Janeiro Roxo”. A iniciativa visa conscientizar à população sobre a hanseníase. Em Mossoró, o trabalho vem sendo realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente a pele e os nervos e é causada pela bactéria Mycobacterium leprae. A campanha “Janeiro Roxo” conscientiza à população com informações acerca de sinais, sintomas da doença, bem com seu diagnóstico e tratamento para romper estigmas e preconceito que ainda cercam a hanseníase.

“O mês de janeiro é voltado à campanha de conscientização à hanseníase. Neste mês, nós intensificamos as ações de combate à doença, tais como: orientações ao público, busca ativa, por exemplo. O último dia do mês é marcado em todo o mundo como a data de combate à doença”, explicou Mércia Cristina, técnica responsável pelo Programa de Hanseníase do município.

Nas UBSs, as equipes promovem ações educativas, mobilizando a população com estratégias de sensibilização adotadas por profissionais de saúde. “No dia 17 de janeiro realizamos capacitação com profissionais de saúde da rede municipal, tratando da temática. Uma importante formação para que as equipes possam trabalhar nas unidades básicas de saúde, realizando ações. Algumas UBSs já estão promovendo ações repassando ao público informações sobre o que é a hanseníase e os principais sintomas, por exemplo”, relatou Mércia Cristina.

A pessoa que apresenta sinais e sintomas da doença deve procurar uma Unidade Básica de Saúde. “A UBS é a porta de entrada para o tratamento da doença. Todas as UBSs são capacitadas para tratar a hanseníase, que realiza também o encaminhamento dos casos ao PAM do bairro Bom Jardim, unidade de referência”, destacou a técnica responsável pelo Programa de Hanseníase do município.

“Hoje em dia a pessoa é tratada numa UBS e a doença tem cura. A pessoa não precisa ficar isolada e o tratamento é ofertado gratuitamente pela rede de saúde pública. As orientações servem justamente para tratar a doença ainda no estágio inicial”, frisou Mércia Cristina.

PRINCIPAIS SINTOMAS:

• Manchas em área(s) da pele com alteração da sensibilidade;
  • Comprometimento do(s) nervo(s) periférico(s);
  • Áreas com diminuição dos pelos e do suor;
  • Sensação de formigamento e/ou fisgadas, principalmente em mãos e pés;
  • Diminuição ou ausência da sensibilidade e/ou da força muscular na face, e/ou nas mãos e/ou nos pés;
  • Caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.