segunda-feira - 26/01/2026
“Janeiro Branco”: Segepe realiza ações com servidores da Saúde, Educação e Assistência Social
Por: Solange Santos
Em alusão à campanha “Janeiro Branco”, a Secretaria Municipal de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Segepe) realizou na tarde desta segunda-feira (26), no auditório do Centro Administrativo da Cidadania Prefeito Alcides Belo, uma Roda de Conversa e massagens relaxantes com servidores da Saúde, Educação e Assistência Social. Essa é a primeira ação do programa “Movimenta Servidor”, que a Segepe realiza neste ano de 2026.
“Hoje nós estamos realizando a primeira ação do 'Movimenta Servidor' deste ano de 2026. Estamos hoje aqui no Centro Administrativo com uma programação que integra a campanha do ‘Janeiro Branco’. O principal objetivo dessa ação de hoje é promover o cuidado com a saúde mental dos servidores. Nós pensamos nesse momento como um espaço de escuta, reflexão e acolhimento. Entendendo que o bem-estar emocional é fundamental para a qualidade de vida e também para o ambiente de trabalho”, pontuou Erika Lima, diretora do Departamento de Promoção à Saúde e Qualidade e Vida o Servidor da Segepe.
A psicóloga Isabela Silvério abordou durante a Roda de Conversa a temática “Priorizando a saúde mental diante das múltiplas demandas e a escassez de tempo”.
“A campanha 'Janeiro Branco' é muito importante, é reconhecida pelo Ministério da Saúde e volta esse olhar para as questões de saúde mental, e a gente sabe que é uma demanda muito crescente, hoje em dia, principalmente dos profissionais da área da saúde que lidam com demandas muito difíceis. Hoje estamos aqui trabalhando na questão de como a gente pode cuidar da nossa saúde mental diante das múltiplas demandas e da escassez de tempo, de que forma a gente pode estar encaixando ali na nossa rotina, pequenas formas de se cuidar, de se olhar e preservar a nossa saúde mental”, enfatizou a psicóloga Isabela Silvério.
Diretora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Bom Jesus, Cínthia Rêgo participou da programação. Ela ressalta a importância que é para os servidores receber cuidados com a saúde mental.
“Todo profissional precisa de cuidado e de bem-estar, ele precisa de estar bem consigo para poder exercer uma boa atividade, levar à frente da sua equipe e desempenhar um bom trabalho. E esse momento é muito importante porque une vários servidores, um momento especial para que a gente tenha esse bem-estar, esse momento de acolhida e de relaxamento”, declarou Cínthia Rêgo, diretora do CRAS Bom Jesus.
