quarta-feira - 24/08/2022

Integração entre família e escola é destaque no “Mês da Primeira Infância”

Por: Maricelio Almeida

A Prefeitura de Mossoró dá sequência à “Semana do Bebê”, dentro do “Mês da Primeira Infância”, com atividades sendo realizadas também na Rede Municipal de Ensino. Nesta quarta-feira (24), a programação contemplou duas Unidades de Educação Infantil (UEIs), nos bairros Santa Delmira e Alto do Sumaré, que receberam a visita de pais e mães de alunos, em uma ação integrada que reforça a importância do fortalecimento do vínculo entre a família e a escola.

“Recebemos essa ação com grande felicidade. Enquanto pais, ficamos um pouco ansiosos, mas é muito gratificante estar aqui, participando de uma oficina de instrumentos musicais e também acompanhando apresentações feitas pelas crianças”, destacou Vanessa Costa, mãe da pequena Maria Alice, de 4 anos. “Eu sempre queria que a mamãe ficasse aqui na escolinha. Estamos brincando de musical”, disse a aluna, feliz com a presença da mãe na UEI Maria Caldas, no Alto do Sumaré.

Vanessa Costa e a filha Maria Alice

Francisco Gabriel, pai do aluno Benjamim Guilherme, reforçou a importância da família se fazer presente nas ações desenvolvidas na escola. “Eu acho muito importante esse momento. Fiz questão de estar presente. Por mim, sempre haveria atividades assim. Eu gosto de participar, fico feliz de acompanhar o desenvolvimento dele. É gratificante. Essa creche é muito boa”, pontuou o aposentado.

Francisco Gabriel é pai do aluno Benjamim Guilherme

As atividades também englobaram as crianças do Berçário. Nágila Medeiros, mãe de Maria Júlia, de apenas 2 anos, participou da programação na UEI Maria Caldas, customizando brinquedos sonoros. “Está sendo maravilhoso participar com a minha filha. Estamos customizando um brinquedo, e estou adorando, amei a ideia. Eu procuro sempre estar presente, participar das reuniões, e apoio iniciativas como essa. Maria Júlia também está achando maravilhoso”, comentou.

Para Elisângela Maria, diretora da UEI Maria Caldas, as atividades realizadas nesta quarta-feira (24) ratificam o compromisso da unidade com a integração entre família e escola. “É de suma importância essa parceria com pais nesse projeto e também ao longo de todos os dias. Estamos aqui construindo esse momento em conjunto com as crianças, mostrando a importância dessa interação. As crianças vão levar para o resto da vida esse aprendizado e os pais ficaram muito felizes”, afirmou.

Elisângela Maria, diretora da UEI Maria Caldas

Professora do Maternal II, Suelly Medeiros detalha como a programação foi desenvolvida em sua turma. “Estamos realizando uma oficina musical, a família está acompanhando as crianças, criando um violão, utilizando recursos como papelão, elástico, tinta guache, pincel. É um momento em que a gente convida todos os familiares a se fazerem presentes na escola, favorecendo ainda mais o desenvolvimento das crianças”.

A programação nas unidades de ensino da Rede Municipal acontece em parceria com os Centros de Referência da Assistência Social (CRASs) e programas como o “Criança Feliz”. “Firmamos uma parceria com a UEI e estamos aqui auxiliando na ação, promovendo de fato essa intersetorialidade nas ações da 'Primeira Infância'”, relatou Itana Santos, visitadora do “Criança Feliz”.

Além da UEI Maria Caldas, a programação desta quarta também foi realizada na UEI Rosanira de Miranda Mota, no Santa Delmira. “Na ocasião, foram promovidas oficinas de musicalização e de construção de instrumentos musicais, também com a participação das famílias. As ações envolvendo família e unidade fortalecem o vínculo e o trabalho com nossas crianças. A ‘Semana do Bebê’, dentro das ações do ‘Mês da Primeira Infância’, destaca ainda mais a visibilidade e a concretude dos diretos das crianças”, citou Alaíde de Andrade, coordenadora de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino.

Articuladora do Selo Unicef e "Prefeito Amigo da Criança" em Mossoró, a ouvidora-geral Janaína Holanda explicou que o Poder Executivo local coloca em prática, a partir de iniciativas como a “Semana do Bebê”, as ações do Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes. “É muito importante esse trabalho com a integração das secretarias. Através dessa parceria vamos conseguir avançar no cuidado das crianças, em especial às da 'Primeira Infância'”, concluiu.