domingo - 23/07/2023

Inclusão também é destaque no maior evento gospel do Rio Grande do Norte

Por: Maricelio Almeida

A inclusão também foi destaque no “Mossoró Sal & Luz” 2023. A programação deste ano contou com um espaço destinado a Pessoas com Deficiência (PcD) e seus acompanhantes, localizado em frente ao palco da Estação das Artes Elizeu Ventania, além de intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O “Front da Inclusão” recebeu um bom público ao longo das três noites de shows do maior evento gospel do Rio Grande do Norte.

No espaço, foram disponibilizados 80 acessos por noite, sendo 40 voltados para Pessoas com Deficiência e outros 40 para acompanhantes. Desse total, 20 acessos eram para associados a alguma instituição com atuação direta em prol da causa e os outros 20 para PcD sem vinculação institucional.

Maria Ivanila

A aposentada Maria Ivanila, pessoa em cadeira de rodas, esteve presente ao longo de todo o “Mossoró Sal & Luz” no “Front da Inclusão”. Ela aprovou a novidade implantada pela Prefeitura no evento. “Eu achei muito bom esse espaço para os deficientes, porque se não fosse essa delicadeza, os deficientes não teriam chegado até aqui”, comentou.

Renata Fernandes (foto principal), também pessoa em cadeira de rodas, fez questão de participar das três noites de shows no “Front da Inclusão. “Amei o evento, porque nos ajuda a aumentar a nossa fé, nos alegrar. Esse espaço é maravilhoso, porque permite que a Pessoa com Deficiência curta o show de forma bem confortável. A Prefeitura de Mossoró está de parabéns por esse espaço. Com certeza no próximo ano estarei aqui de novo”, disse.

Marcos Paulo

Com mobilidade reduzida, o jardineiro Marcos Paulo acompanhou as apresentações deste sábado (22) no espaço montado em frente ao palco da Estação das Artes e ressaltou a importância desse processo de inclusão. “Primeira vez que venho e estou adorando. Em nome de Jesus, no próximo ano eu venho de novo. Esse espaço é excelente. Gostei muito”, frisou.

Evento contou com intérprete de Libras

Coordenadora de Políticas para Pessoa com Deficiência do município, Camila Morais reforça o objetivo do front, que já havia feito sucesso no “Mossoró Cidade Junina”. "O espaço é uma garantia de acesso e, principalmente, de permanência da Pessoa com Deficiência em eventos como esses. Um espaço para desfrutar, estar próximo ao palco, promovendo inclusão. Então, é algo muito importante para as nossas políticas desenvolvidas na área", concluiu.